227 cães e gatos da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba são adotados em 2021

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Neste ano de 2021, 227 cães e gatos, que viviam temporariamente na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba, foram adotados por munícipes e ganharam um novo lar. Essa oportunidade é oferecida por meio do programa “D + uma chance, adote uma Vida!”, uma campanha permanente de adoção responsável de animais de estimação, da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Os dados contabilizados pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, em 2021, são superiores aos dos dois últimos anos. Em 2019, 207 animais foram adotados. Já, em 2020, foram 110. “O nosso objetivo é incentivar a adoção responsável desses animaizinhos que vivem em nossa unidade e, felizmente, estamos conseguindo ampliar esse número”, enfatiza o secretário da Sema, o veterinário Antonio Prieto.

Cada adoção é sempre muito comemorada por toda a equipe da Sema. O espaço atua especialmente no cuidado com animais vítimas de maus-tratos e, por isso, precisa sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo zelo e amor. Todos os animaizinhos são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, para, então, serem disponibilizados para a adoção responsável.

Durante o ano, a Sema também realizou feiras em momentos específicos, para incentivar a adoção de animais, como na Semana do Meio Ambiente, realizada na manhã do dia 5 de junho, no estacionamento do Paço Municipal, quando 11 animais de estimação ganharam um novo lar. Outra estratégia utilizada, durante o ano todo, foi a divulgação dos diferentes animais disponíveis para adoção nos canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba (@prefeituradesorocaba).

Importante destacar que adotar um cão ou gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar da atenção do seu tutor por muito tempo, como receber carinho, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.

Mais de 130 animais estão disponíveis para adoção

Atualmente, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal conta com mais de 130 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos, aguardando para adoção.

Um cachorro adulto da unidade que pode ser adotado, por exemplo, é o Frank. Ele foi resgatado pela equipe da Sema no dia 27 de maio deste ano, vítima de tortura. Na época, o animal estava com um ferimento na cabeça, com exposição óssea, provocado por objeto perfurocortante, e remoção total da bolsa escrotal, com ferimento aberto. Na unidade, ele foi cuidado com muito carinho pelos servidores, passou por cirurgia e tratamento e, hoje, está plenamente recuperado.

Para visitar a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, em razão da pandemia da Covid-19, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone: (15) 3202-8006, para agendar um horário. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist