O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, está entre as datas mais movimentadas do calendário comercial. A boa notícia aos comerciantes é que, segundo o setor de economia da Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Athon – Ensino Superior, a atividade econômica já apresenta alguns sinais de recuperação, apesar do momento de incertezas causados pela conjuntura político-econômica.
De acordo com pesquisa da ACSO, a maioria dos consumidores (59,4%) compraram presentes para os pais em 2021 e, em 2022, 64,9% já se decidiram pela compra, volume maior em relação ao ano anterior.
Sobre o local das compras, 33,8% vão optar pela internet, 33,4% pelos shoppings centers e 32% as lojas do centro/bairros. Os presentes serão: roupas e calçados (48%), perfumes e cosméticos (21%), ferramentas (12%), bebidas (7%), entre outros.
O cartão de crédito será o principal meio de pagamento (48%), seguido pelo débito (36%) e PIX (10%). O tícket médio para a data será de R$ 161.
Mais uma vez ficou evidenciada a “cultura” do consumidor de deixar para a última hora. 70% dos entrevistados afirmaram que vão sair às compras na semana do Dia dos Pais e 24% na véspera. Somente 6% afirmou que já garantiu a compra.