Até o momento, 28 pessoas em situação de rua já foram atendidas pelo programa. Na primeira semana, o veículo ficou estacionado no Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza, também conhecido como praça Zeca Padeiro.
A partir de segunda-feira (dia 9 de maio), a van e os profissionais de saúde ficarão no Jardim Toledo. Os locais são escolhidos pela Secretaria de Saúde de acordo com um mapeamento feito pela Secretaria de Cidadania e Geração de Renda.
O programa e a estrutura
O programa foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica e visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O objetivo é ofertar, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
A van usada para o programa Consultório na Rua tem uma maca, prancha de imobilização, colar cervical, além de cilindro e máscara de oxigênio. Os profissionais ainda têm à disposição medicamentos, soro, gaze, testes rápidos de HIV e DST para serem ministrados nas pessoas em situação de rua.