Escolas Municipais com vigias completam um mês sem furtos e vandalismo

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Desde que a Prefeitura de Sorocaba realizou a contratação de vigias, em 12 de julho, as escolas da Rede Pública Municipal de Ensino que contam com o serviço não sofreram mais furtos, nem vandalismos.

“Avaliamos de forma muito positiva o trabalho desses profissionais nas escolas. Pois, além de a presença deles dissuadir as invasões, nos dois casos em que houve tentativa de furto, essas ações foram frustradas, graças às intervenções dos vigias”, salienta o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Em um desses poucos casos, na tarde de 1 de agosto, a vigia de uma escola localizada no bairro Nova Esperança, na Zona Oeste, acionou a GCM ao notar movimentação suspeita no interior da unidade. O chamado foi registrado pelo Centro de Operações Especiais e Inteligência (COEI), os guardas municipais chegaram com rapidez ao local e prenderam o suspeito, frustrando, assim, a tentativa de furto.

Ao todo, foram contratados 200 vigias, distribuídos em 50 postos de trabalho nas escolas municipais de Sorocaba, atuando 24 horas por dia. De acordo com a Secretaria da Educação, os postos serão ampliados, ainda neste ano. O critério para a escolha das unidades escolares seguiu um levantamento feito pelo Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).

“O trabalho dos vigias tem sido fundamental, tanto que nós ampliaremos para mais escolas. Eles têm feito uma importante parceria com a GCM, que também mantém o patrulhamento preventivo nos arredores”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Além dos vigias, a atual Administração já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que vai unificar e compartilhar, com todas as forças de segurança pública do município, as informações coletadas por videomonitoramento. Com este projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba. A intenção é começar a implantação do sistema a partir das unidades escolares, ainda neste ano.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist