Estão abertas inscrições para os interessados em participar da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Portal RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), está com matrículas abertas para a modalidade de ensino EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A Educação de Jovens e Adultos, de acordo com a Lei 9.394/96, é uma modalidade da Educação Básica, nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, representando uma ação que visa reparar uma dívida social perante aqueles que não tiveram acesso às etapas iniciais do ensino e, portanto, não alcançaram domínio das habilidades de escrita e leitura, no tempo adequado.

Pelo Município, é ofertado o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e os interessados em concluir essa etapa da Educação Básica podem procurar uma das escolas municipais que disponham dessa modalidade de ensino, portando um documento com foto e comprovante de residência, atualizado em até, no máximo, três meses. A matrícula fica aberta durante todo o ano letivo, no entanto, quanto mais rapidamente os interessados procurarem a escola, maiores as chances de aproveitamento.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria da Educação, pelo telefone: (15) 3228-9522.

Experiência diferenciada

A rede municipal de ensino de Sorocaba conta, ainda, com uma sala de aula da EJA diferente da convencional. Em 2021, a Sedu foi procurada por uma empresa da área de construção civil, com a proposta de formação de uma parceria para que um curso de alfabetização pudesse ser oferecido a uma parte dos trabalhadores do empreendimento.

Após uma visita ao local, foi autorizada a abertura de uma sala dentro do próprio canteiro de obras, vinculada à E.M. “Milton Leite”. As aulas são oferecidas no local onde funciona, durante o dia, o refeitório da obra. Após o expediente, o espaço passa a funcionar como uma sala de aula. E, por ser no mesmo local de trabalho, facilita o acesso dos funcionários.

Ainda no ano passado, houve a formatura do primeiro aluno da turma da tarde, o que estimulou, ainda mais, a busca dos demais pelo aprendizado. Atualmente, um total de 11 trabalhadores dessa obra participam das aulas da EJA.

Confira as escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba que atendem à EJA em 2022:
E.M. “Ana Cecilia Falcato Prado Fontes, Prof.ª” – Jd. Renascer
E.M. “Ary de Oliveira Seabra, Prof.” – Cajuru do Sul
E.M. “Darlene Devasto, Prof.ª” – Jd. Atílio Silvano
E.M. “Inês Rodrigues Cesarotti, Prof.ª” – Pq. Vitória Régia
E.M. “Irineu Leister, Prof.” – Jd. Ipiranga
E.M. “Léa Edy Alonso Saliba, Prof.ª” – Lopes de Oliveira
E.M. “Maria de Lourdes A. de Moraes, Prof.ª” – Jd. Santa Lúcia
E.M. “Maria Ignez Figueiredo Deluno, Prof.ª” – Vila Mineirão
E.M. “Milton Leite de Oliveira, Dr.” – Brigadeiro Tobias
E.M. “Renice Seraphim, Prof.ª” – Vila Angélica

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist