Evento especial no RDC da Água Vermelha celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente em Sorocaba neste domingo (5)

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A população sorocabana está convidada a participar, neste domingo (5), das 9h30 às 12h30, do evento especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que ocorrerá no Reservatório de Detenção de Cheias (RDC) do córrego Água Vermelha, localizado no Jardim dos Estados (aos fundos da Etec Fernando Prestes).

A atração faz parte da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), até o dia 11 de junho na cidade, para celebrar a data. A programação especial e diversificada, voltada ao público de todas as idades, tem como objetivo estimular a população a refletir sobre o meio ambiente e o viver de forma sustentável, principalmente com relação ao uso consciente da água, um dos recursos naturais mais importantes do planeta e a necessidade de sua preservação, assim como de toda a natureza.

O evento no RDC da Água Vermelha contará com um plantio de 100 árvores de diferentes espécies, como primavera, pau-ferro, pau-viola, aroeira-salsa e aroeira-pimenteira.

A ação garantirá a ampliação da área vegetal da cidade, em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

A equipe da Sema coordenará todo o procedimento de plantio, desde a estrutura necessária para a ação, preparação dos berços, transporte e seleção das mudas do viveiro municipal, até a utilização de tutores e insumos.

Os profissionais de Educação Ambiental também vão expor animais taxidermizados (“empalhados”) e promover a doação de mudas de pitanga, guaco e pimentão.

No local, o público também vai conhecer algumas atividades desenvolvidas pelos profissionais da Divisão de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, como a emissão de autorizações para poda e supressão de árvores, licenciamento ambiental, fiscalização ambiental (corte de árvore irregular, queimada e ruído, por exemplo). O intuito é sensibilizar a população sobre os procedimentos corretos a serem adotados em cada caso.

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo sensibilizar e encorajar ações no mundo todo em prol da proteção ambiental. Em Sorocaba, o dia faz parte do calendário oficial, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009. Acesse a programação completa da Semana do Meio Ambiente na cidade em: https://www.sorocaba.sp.gov.br/semanadomeioambiente/.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist