Evento “Possibilidades entre o Setor Público e Privado” reúne mais de 350 empresários no Teatro Municipal

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou, na noite desta terça-feira (29), o evento “Possibilidades entre o Setor Público e Privado”, reunindo mais de 350 empresários no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”.

Na ocasião, foi apresentado à iniciativa privada o planejamento dos próximos projetos a serem realizados na cidade e que envolvem ações sociais e de desenvolvimento para o município, além de demonstrar algumas das muitas possibilidades de parcerias com o Poder Público. Dentre esses projetos, ao longo do ano, estão previstos os eventos da Páscoa Solidária, com a doação de ovos de Páscoa para crianças em situação de vulnerabilidade social; Campanha de Inverno; arrecadações para a Campanha “A Fome não é Fake!”; Dia das Crianças; Casamento Comunitário; Natal Iluminado, entre outros.

Muitos dos exemplos de ações já realizadas em 2021 também foram apresentadas ao público presente. A campanha “A Fome não é Fake!”, por exemplo, ganhou visibilidade nacional, por se tornar a maior ação de arrecadação e distribuição de cestas básicas já realizada. E também contribuiu com o município de Petrópolis (RJ), em uma grande ação solidária, realizada após as fortes chuvas e deslizamentos de terra que afligiram a população daquela cidade. Em um dia de arrecadação, com apoio dos munícipes e empresários sorocabanos, foram angariadas 25 toneladas de alimentos não perecíveis, encaminhadas, no dia seguinte, para o município fluminense.

Participaram do evento, formando a frente de honra, o prefeito Rodrigo Manga, o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, e os vereadores João Donizeti, que é líder do Governo na Câmara Municipal, Luis Santos, Cristiano Passos, Cícero João, Vinícius Aith e Fabio Simoa. Os secretários municipais das diversas pastas também estiveram presentes.

Na plateia, entre os inúmeros empresários e empreendedores que compareceram, estavam também representantes de instituições, como CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), representado por Eva Paulino; Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba), representada pelo seu presidente Antonio Carlos Sampaio; Instituto Selo Social, representado pela agente de fomento Luciana Suemi, entre outros.

“É muito importante destacar, neste evento, o trabalho que o Fundo Social vem realizando junto à população, especialmente na área social. E também sua capacidade de articular e promover o diálogo com a iniciativa privada, em muitas ações já realizadas. Sabemos que, se Sorocaba vive, hoje, um momento muito especial, com o maior número de geração de empregos, sendo destaque nacional, a atração de novas empresas para o munícipio e o aumento de arrecadação, sem aumento de impostos, muito disso se deve a essas parcerias com a iniciativa privada e aos empresários”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade deu como exemplo algumas das importantes ações realizadas em 2021. “Tivemos, por exemplo, a Cavalgada Solidária, com arrecadação de alimentos para a campanha “A Fome não é Fake!”. Além da grande adesão do público, foi um evento que mobilizou todo um setor que infelizmente estava parado e foi muito afetado em função da pandemia. As pessoas, para participar, compraram selas, boltas e outros adereços, enfim, movimentaram o comércio em torno desse segmento. Isso pode acontecer com vários setores. Podemos criar feiras, de arquitetura, de carros, de várias áreas, e isso envolvendo também o comércio local, os empresários locais. Será algo positivo para todos”, conclui Sirlange.

No encontro, também foi demonstrado aos empresários e empreendedores como é fácil destinar parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba (Funcad) ou ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso (FMDI), com o propósito de beneficiar esses públicos no município. Essa destinação não implica em nenhum aumento do imposto devido. Apenas direciona uma parte do valor que já seria pago de imposto a esses fundos, geridos, repectivamente, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), que são vinculados à Secretaria da Cidadania da Prefeitura (Secid).

Entre os próximos eventos que Sorocaba sediará, com organização ou participação do Fundo Social, estão: Festa Junina (junho), 2ª Cavalgada Solidária (prevista para final de maio), Corrida Solidária (no Dia dos Pais), Aniversário de Sorocaba (agosto), Passeio Ciclístico da Primavera (setembro), Ações de conscientização do Outubro Rosa (outubro), Dia das Crianças (outubro), Ações de conscientização do Novembro Azul (novembro) e Natal Iluminado (dezembro).

O evento ainda contou com apresentação musical, na abertura e no encerramento, da Orquestra de Viola do Zé Franco, grupo tradicional de violeiros que representa a prestigiada cultura caipira, muito presente em Sorocaba.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist