Humanização Inverno tem mega-ação especial de acolhimento, vacinação contra a Covid-19 a pessoas em situação de rua e abrigo aos animais de estimação

Dr. Vinicius Rodrigues, secretário da Saúde (SES), aplica vacina contra a Covid-19 em pessoa em situação de rua, ao lado do prefeito Rodrigo Manga

O frio intenso que vem sendo registrado na cidade, com as temperaturas mais baixas do ano, motivou a Prefeitura de Sorocaba a realizar uma mega-ação especial do Programação “HumanizAção Inverno”, que passou a atender, além das pessoas em situação de rua, os animaizinhos de estimação que acompanham muitas delas e aqueles abandonados.

A ação teve início na noite de quinta-feira (29), com a participação do prefeito Rodrigo Manga, que percorreu vários pontos da cidade ao lado dos secretários Clayton Lustosa, da Cidadania (Secid), Dr. Vinicius Rodrigues, da Saúde (SES), Vitor Gusmão, da Segurança Urbana (Sesu), Antonio Prieto Neto, do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), e João Alberto Corrêa Maia, controlador-geral do município.

A operação especial começou na Praça Cel. Fernando Prestes e incluiu, além das abordagens sociais, ação de vacinação contra a Covid-19 das pessoas em situação de rua que ainda não tinham se imunizado. “Priorizamos, nesta ação, a imunização com a vacina Janssen, por ser de dose única e dispensar o retorno dessas pessoas, já prevendo que teriam dificuldade para tanto”, afirmou o secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues.

Atenção também aos animaizinhos nas ruas

O prefeito Rodrigo Manga ressaltou a importância das ações do Programa HumanizAção serem intensificados no momento em que a queda de temperatura pode se tornar um flagelo para essa população, inclusive oferecendo graves riscos à saúde. “Estamos bem agasalhados, mas essa não é a realidade dessas pessoas. Por isso, a importância de Sorocaba agir rápido e cuidar, além das pessoas, também dos animaizinhos que estão nas ruas, muitos deles abandonados. E a população já está atendendo à nossa solicitação de apoio, informando os locais onde há pessoas em situação de rua precisando de auxílio e doando roupas, cobertores, roupinhas pet e ração”, revelou o prefeito.

“A Sema recebeu mais de 50 chamados da população, com informações sobre animais nas ruas, além das doações de mais de 500 quilos de ração e acima de 100 peças, entre roupinhas e colchonetes para pets”, informou o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto Neto.

Durante a noite e início desta madrugada, a força-tarefa formada para o “HumanizAção Inverno” percorreu um total de 45 espaços públicos, entre a Praça Frei Baraúna, Rodoviária, Av. Moreira César, Largo do Divino, Av. Luis Mendes de Almeida, Av. Armando Pannunzio, e dezenas de outros locais. Foram abordadas 73 pessoas em situação de rua, sendo que 27 aceitaram acolhimento social no Serviço de Obras Sociais (SOS). Aqueles que, mesmo diante de toda a atenção prestada pelas equipes, não concordaram em pernoitar no SOS, receberam agasalhos, cobertores novos e foram vacinados contra a Covid-19, caso ainda não tivessem sido. Os animaizinhos de estimação que eventualmente também não foram para as unidades de Proteção e Bem-estar Animal tiveram mantas e ração entregues, além de “casinhas” para abrigar do frio montadas nos locais.

As ações do programa são realizadas diariamente, por equipes da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania e do SOS, contando com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Munícipes também podem colaborar, ligando para os telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid) e informando os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua, necessitando de acolhimento e cuidados. Também é possível contribuir, doando alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist