Junho Violeta: ações em Sorocaba alertam para a prevenção da violência contra os idosos

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid) e com a participação do Conselho Municipal do Idoso, prepara ações de conscientização da população com referência à campanha “Junho Violeta”, movimento mundial voltado à prevenção da violência contra a pessoa idosa.

Em Sorocaba, as iniciativas têm base na Lei Municipal nº 12.471, de autoria do vereador Cristiano Passos, que incluiu a data no calendário oficial do Município. A nova legislação propõe ações de mobilização, sensibilização e conscientização dos cidadãos sobre todos os tipos de violência que podem ser praticados contra as pessoas idosas e como preveni-los e combatê-los.

Para divulgar a campanha, o Centro de Referência do Idoso, ao lado da Coordenadoria do Idoso, da Secid, e do Conselho Municipal do Idoso, realizará a distribuição de panfletos explicativos sobre o assunto nesta terça-feira (14), das 10h às 12h e das 13h às 15h, na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro.

Na quarta-feira (15), às 9h, a ação será uma roda de conversa no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Vitória Régia, contando com a presença de equipe do CRI (Centro de Referência do Idoso). A atividade deverá reunir famílias Paif (do serviço de Proteção e Atenção Integral à Família) e grupos de caminhada das UBSs Vitória Régia e Ulisses Guimarães. Todas as ações contarão, ainda, com a participação de um representante do Conselho do Idoso.

No material que será distribuído à população (em anexo), estão descritos os tipos de violência contra o idoso que podem ocorrer e que devem ser denunciados por todo aquele que presenciar ou suspeitar de algo assim: violência física, psicológica, sexual ou patrimonial (financeira e econômica), situações de negligência, de abandono ou a discriminação em decorrência da orientação sexual, de raça ou etnia.
“Qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa deve ser denunciada imediatamente”, afirma Fabiana Silva, coordenadora do Centro de Referência do Idoso.

Os canais de denúncia são o Disque 100 (serviço gratuito, com funcionamento 24 horas) e também a Delegacia do Idoso – 3º Distrito Policial, localizada na Av. Mário Campolim, 295, no Parque Campolim, telefones: (15) 3234-2111, 3212-3999 e 3234-2122.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist