O prefeito Rodrigo Manga, não irá ao debate entre os candidatos a prefeito de Sorocaba promovido pela TV TEM, afiliada da Rede Globo no dia 3 de outubro.
Esta informação ouvi de uma fonte muito próxima ao chefe do executivo trinta dias atrás, logo após o debate promovido pela Band Campinas em que o prefeito não participou.
Perguntei para esta fonte qual a justificativa.
A resposta é que o candidato Rodrigo Manga segue a orientação da sua equipe de campanha que avaliou desnecessária a participação do prefeito candidato no debate diante das altas avaliações apontadas nas pesquisas de opinião que sinalizam vitória do alcaide no primeiro turno.
Diante deste cenário apontou a fonte a presença de Manga no debate da TV TEM, serviria apenas para que concorrentes com mínimas possibilidades de chegada e sem proposta para governar o município tentar desconstruir a imagem positiva do chefe do executivo sorocabano.
Minha conversa com esta fonte reporta-se a praticamente trinta dias atrás, sendo que neste momento a posição da campanha pode ser outra. Minha análise visa mostrar o caminho em que estamos trilhando em relação ao futuro dos debates eleitorais.
A decisão pela participação ou não do candidato Rodrigo Manga ou de qualquer candidato empobrece a democracia; entretanto diante de cenário como visto nesta semana no debate da TV Cultura em que um candidato é sofre agressão física por um dos candidatos e outro alega ser agredido moralmente pelo outro; parece que entramos num cenário de decadência desta importante ferramenta do debate; com desistência pela participação dos postulantes a cargos políticos; não tratando aqui de uma exclusividade brasileira tendo como exemplo a eleição presidencial americana em que o candidato Donald Trump sinaliza não mais participar pela disputa à Casa Branca com sua oponente a Democrata kamala Harris por uso de "linguagem inflamatória" que pode ter levado a mais uma tentativa de atentado sofrida pelo republicano.
A não participação de candidatos em debates políticos enfraquece a democracia; entretanto há que se buscar mecanismos que estimule a participação em debates dos postulantes a qualquer cargo público dando-lhes a garantia legal para apresentação de planos de governo, concedendo a oportunidade de o eleitor decidir na urna que governará sua cidade, estado ou país; eliminando de uma vez por todas que o poder venha ser ocupados por oportunistas que querem chegar ao poder a qualquer custo
Tenho dito.