O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Luis Santos (Republicanos), recebeu, nesta quarta-feira (15), a visita do ex-prefeito e ex-vereador José Crespo, que esteve na casa de leis para parabenizar o colega pelo novo desafio no comando do Legislativo. Na oportunidade, os antigos colegas de parlamento falaram de projetos realizados em conjunto e do trabalho realizado pela cidade.
“É uma honra receber o Crespo, que é uma pessoa de referência e sempre agitou a cidade quando esteve na política. Pudemos relembrar dos velhos tempos no Legislativo e de tantas lutas que travamos juntos”, disse Luis Santos.
José Crespo, à época filiado do Democratas, foi cassado, em 3 de agosto de 2019, por 16 votos a quatro, mesmo número da base da Câmara de Sorocaba de quando assumiu o mandato, em janeiro de 2017.
Ele foi investigado por uma Comissão Processante por supostas irregularidades na contratação de voluntários na prefeitura.
Questionado pelo Portal RMS NEWS sobre o motivo da visita ao Presidente da Câmara, o ex prefeito cassado de Sorocaba disse:
“O motivo principal foi homenagear Luís Santos, cujos mandatos sempre tiveram pontos em comum com os meus mandatos. Ele sempre foi honesto, nunca pediu propinas, não participou da conspiração contra mim e votou contra a minha injusta cassação. Além disso fui para pedir a ele que abra os arquivos da Câmara para eu descobrir quem falsificou o documento do banco Itaú que serviu para cassar o meu mandato.”
Na matéria divulgada em seu site oficial sobre a visita do ex -prefeito ao presidente da casa não é citado o pedido de abertura dos documentos do processo de cassação.
A assessoria direta do Presidente da Câmara de Sorocaba,em resposta ao Portal RMS NEWS, disse que Crespo solicitou a visita com Luis Santos.
PRÓS E CONTRA CASSAÇÃO
“O nosso trabalho era simplesmente na condução legal dos trabalhos. O que nós temos é que virar a página e construir uma Sorocaba onde políticas públicas sejam prioridade”, afirmou o presidente da Casa, Fernando Dini, que votou favoravelmente pela cassação juntamente de Anselmo Neto (PSDB), Silvano Júnior (PV), Fausto Peres (Podemos), Fernanda Garcia (Psol), Francisco França (PT), Dr. Helio Brasileiro (MDB), Hudson Pessini (MDB), Iara Bernardi (PT), João Donizeti (PSDB), Engenheiro Martinez (PSDB), Péricles Régis (MDB), Renan Santos (PCdoB), Rodrigo Manga (DEM), Vitão do Cachorrão (MDB) e Wanderley Diogo (PRP).
Cíntia de Almeida (MDB), Irineu Toledo (PRB), Pastor Luis Santos (Pros) e Pastor Apolo (PSB) votaram contrariamente à perda do mandato. “Temos que respeitar o resultado do plenário. Eu acho injusto. Não existe nenhum crime. A defesa demonstrou isso claramente. Mesmo assim, por questões políticas, e aqui é uma casa política, o prefeito, por enquanto, está cassado”, questionou Irineu de Toledo.
BANCO DIZ QUE CONTAS POR PAGAMENTO DE FALSO VOLUNTARIADO NÃO EXISTEM
O Portal G1 de 10/10/2024 18h1, publicou matéria em que aponta que “as contas bancárias citadas em uma denúncia de falso voluntariado que derrubou o ex-prefeito de Sorocaba (SP), José Crespo, em 2019, não existem.
De acordo com o processo, às contas - da pessoa que teria enviado os valores e da pessoa que teria recebido -, não existem. As informações são da instituição financeira onde as contas estariam cadastradas.