A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e a Certifica Gestão de Sistemas, em parceria com a Sorocaba Refrescos, o Grupo VA Soluções Sustentáveis, a Apter Tecnologia e Inovação, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Inova Sorocaba, promoveu na Na última quarta-feira (20), o 1º Fórum Regional de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Realizado no auditório do CIESP Sorocaba, o evento contou com cerca de 130 participantes e uma programação que se estendeu ao longo do dia com diversas palestras e apresentações de casos de sucesso.
Na abertura foram convidados à frente de honra o diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly de Syllos; o 1º diretor-secretário do CIESP, Marcos Andrade; o coordenador regional de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Alexandre Vilella; o gerente da Agência Ambiental CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Allan Cellim e o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente de Sorocaba, Alfeu Neto Malavazzi, representando o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga.
No período da manhã, o 1º diretor-secretário do CIESP, Marcos Andrade, apresentou sua experiência na empresa Expor Manequins que utiliza materiais sustentáveis que podem ser reciclados. “Hoje o ESG é um tema que não pode mais ser ignorado, pois trata-se de uma tendência que tem impacto nos produtos, nos negócios e na vida das pessoas. Segundo uma pesquisa realizada pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) o número de consumidores que dizem valorizar empresas preocupadas com o ESG cresceu de 50% para 62% do ano passado para cá, mas o preço ainda é o que mais conta na hora da compra. Se for possível produzir com um preço competitivo seguindo as boas práticas de ESG esse é o melhor cenário. É importante que as empresas conheçam o público e identifiquem as causas com as quais ele [o público] se sensibiliza, uma vez que a falta de conhecimento pode gerar problemas sérios de cancelamento e boicote”, destacou.
Na sequência, o coordenador regional de Meio Ambiente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP/CIESP, Alexandre Vilella apresentou um panorama geral na relação das empresas com colaboradores, fornecedores e com o mercando no que diz respeito ao ESG.
Já o diretor da Certifica Gestão de Sistemas, Paulo Mendonça apresentou a origem do ESG. “Esse movimento surgiu em 2004, quando o então presidente da Organização das Nações Unidas (ONU) propôs um pacto global em parceria com o Banco Mundial, que resultou em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas até 2030”, destacou.
No período da tarde foram abordados os temas Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa com apresentações de boas práticas de empresas como Grupo V.A. Engenharia, que falou sobre eficiência energética; Metso Equipamentos, que compartilhou as boas práticas de responsabilidade ambiental, social e governança; Grupo Tech Wind, que apresentou soluções eólicas; Aptar do Brasil, que apresentou sua estratégia global de sustentabilidade que conta com 5 pilares: pessoas, economia circular, soluções em reciclagem, operações e fornecedores. Também participou do encontro o escritório de advocacia Maia, que falou sobre a importância da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) nas políticas de conformidade das empresas.
O consultor Mauricio Micheletti abordou o tema da responsabilidade social nas empresas e trouxe o caso do Instituto Adimax, que contribui para a inclusão social das pessoas com deficiência visual por meio do cão-guia. Além do treinamento e entrega dos cães, também são feitas palestras educativas e dinâmicas de grupos, visando engajar toda a sociedade na causa.
Encerrando o Fórum Regional de ESG, o professor João Neroni apresentou os pilares da governança corporativa e como deve ser a gestão nas empresas. Na sequência, a coordenadora do Sistema de Gestão Integrado e Excelência Operacional da Sorocaba Refrescos, fabricante da Coca-Cola Brasil, Karen Newman Belmello, apresentou as boas práticas e o sistema de auditoria da companhia.
Na avaliação do diretor titular do CIESP Sorocaba, Erly de Syllos, o 1º Fórum Regional de ESG terá desdobramentos. “Esse é um tema novo que nós como sociedade teremos que nos adequar. Pudemos observar durante as apresentações que o ESG envolve ações que já praticamos no dia a dia, mas uma boa parte das empresas que aqui estão não entendiam esse conceito de ESG. Nosso desafio agora será montarmos grupos de trabalho para engajarmos um número cada vez maior de empresas. O ESG será cada vez mais demandado pelas empresas multinacionais e aquelas que não se adequarem poderão ficar fora do mercado”, concluiu Syllos.
Outras informações no site www.ciespsorocaba.com.br ou pelos telefones (15) 4009-2900 e (15) 99178-4640 (WhatsApp).