A presidente da AFISSORE, Emanuela Barros participa nesta terça-feira (17), na Câmara dos Deputados de uma Audiência pública, presidida pela Deputada Juliana Cardoso (PT) para debater a situação de pacientes com malformações congênitas fissura labiopalatina, anomalias craniofaciais e as síndromes correlatas à condição de deficiência.
O encontro deve reunir várias entidades, pacientes e profissionais que representam a causa da Fissura Labiopalatina que estarão em Brasília.
Também será votado no Senado Federal o PL /3526/2019 que estabelece a obrigatoriedade da prestação de cirurgia plástica reconstrutiva de lábio leporino ou fenda palatina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Emanuela Barros a iniciativa visa buscar o apoio de uma grande frente parlamentar para incluir direitos aos fissurados lábios palatais e a equiparação das malformações congênitas fissura labiopalatina, anomalias craniofaciais as síndromes correlatas à condição de deficiência.
Representando a causa da fissura lábio palatina estará o Dr. Thyago Cezar que vai elucidar as anomalias craniofaciais, enfatizando lacunas e garantias da legislação brasileira às pessoas com deficiência e representando as entidades, a Dra. Emanuela Barros, presidente da Associação dos fissurados Labiopalatais de Sorocaba e Região (AFISSORE). Por sua vez, representando os pacientes a jovem Helena Barros, que são mãe e filha e juntas lutam para a reconstrução dos sorrisos e a inclusão de direitos das pessoas com mal formação congênita fissura labiopalatina para que todas tenham cada vez mais motivos para sorrir.