Voz da Vó conta a história de uma avó com Alzheimer que não se reconhece mais e conta com os netos para preencher suas ausências. A peça chega no Sesi Sorocaba no dia 09 e vai até o dia 19 de maio. O espetáculo infantil tem a direção de Sara Antunes e supervisão de Vera Holtz e fala sobre memória, família, relações, afetos, perdas e, principalmente, amor. A apresentação é gratuita com sessões as quintas, sextas, sábados e domingos. Os ingressos estão disponíveis no site sorocaba.sesisp.org.br.
A avó luta contra o Alzheimer e com o apoio de seus netos, ela entra em uma emocionante jornada repleta de jogos lúdicos e música em busca de suas memórias perdidas. “No conto, ela se perdeu, quer sair de casa, fugir e encontrar sua casa fictícia, afinal ela já não reconhece onde está e nem se reconhece por conta da doença”, conta a diretora Sara.
Clarisse Derzié Luz interpreta a Vó que está com Alzheimer, os netos são interpretados por Demian Pinto e Gui Calzavara que atuam como crianças, já na versão adulta. A dupla também assina a direção musical e executa a trilha sonora ao vivo. A direção de arte é assinada por Analu Prestes.
Sara conta que a história foi inspirada em sua própria avó. “Ela queria ser atriz. Chegou a fazer teatro, mas depois teve filhos e nunca mais voltou a atuar. Quando o Alzheimer começou, ela muitas vezes dizia que precisava ir para o ensaio. Então, eu queria colocá-la no palco”, explica.
Com o objetivo de compensar as falhas, dando sentidos e preenchimentos aos vazios, acompanhado de momentos acalorados de fantasia, a narrativa flui por meio de uma encantadora união de memórias e experiências.
Segundo Analu, o enredo traz uma história sobre memórias, infância e uma avó que amava os pássaros e a música. “A peça em um todo nos remete às nossas lembranças mais profundas, com nossos avós. Por isso, pode ser apreciada por crianças, jovens, adultos e idosos, conta Analu.