O deputado federal Pastor Jefferson Campos (PL - SP), usou suas redes para repudiar a decisão do governo brasileiro que manifestou apoio à iniciativa da África do Sul de denunciar Israel na Corte Internacional de Justiça, em Haia, por genocídio em Gaza.
Para o parlamentar,"desde os ataques criminosos do Hamas a Israel a esquerda tem adotado uma postura contra nossos irmãos israelenses. Agora, resolvem apoiar uma ação contra Israel na Corte de Haia [que] envergonha, profundamente, os brasileiros perante o mundo.”
Na quarta-feira (10), o Itamaraty divulgou nota na qual afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia a ação apresentada pela África do Sul contra Israel na Corte Internacional de Justiça.
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) criticou o apoio manifestado por Lula. Para a entidade, a posição "diverge da posição de equilíbrio e moderação da política externa brasileira".
"A ação sul-africana é uma inversão da realidade. O conflito atual começou depois das atrocidades dos terroristas do Hamas contra a população de Israel, que matou indiscriminada e barbaramente mais de 1.200 pessoas, no ataque mais mortal contra o povo judeu desde o Holocausto. Israel está apenas se defendendo de um inimigo, ele sim, genocida, que manifesta abertamente seu desejo genocida de exterminar Israel e os judeus", afirma o comunicado.”