Empenhada em trazer uma unidade da Casa da Mulher Brasileira para Sorocaba, desde a retomada do programa federal, a vereadora Iara Bernardi (PT) participou de uma reunião no Ministério das Mulheres, em Brasília, nesta terça-feira (17).
A reunião aconteceu a pedido da vereadora, com a ministra das mulheres, Cida Gonçalves; o deputado federal, Jilmar Tatto (PT); a primeira-dama Sirlange Maganhato e a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jessica Pedrosa.
O Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba deram sinal positivo para a criação da instituição na cidade, mas para a Casa sair do papel, ainda falta o alinhamento com o Governo do Estado, que será responsável por diversos serviços.
O deputado Jilmar Tatto se comprometeu a conversar com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para agilizar o processo.
A Casa da Mulher Brasileira é uma instituição que reúne todos os atendimentos necessários às mulheres vítimas de violência, além de promover ações de prevenção.
Com a criação da Casa, as mulheres podem encontrar, em um só lugar, acolhimento e triagem; apoio psicossocial, delegacia especializada; juizados e varas especializadas; Ministério Público; Defensoria Pública; central de transportes; promoção da autonomia econômica; alojamento de passagem; serviços de saúde; brinquedoteca para as crianças.