Os vinte e cinco vereadores eleitos em Sorocaba para a 19ª Legislatura (2025–2028), assim como o prefeito e o vice-prefeito reeleitos, foram diplomados pela Justiça Eleitoral na noite desta quinta-feira, 19, no plenário da Câmara Municipal.
Foram diplomados os parlamentares: Alexandre da Horta (Solidariedade); Caio Oliveira (Republicanos); Cláudio Sorocaba (PSD); Cristiano Passos (Republicanos); Dylan Dantas (PL); Fabio Simoa (Republicanos); Fausto Peres (Podemos); Fernanda Garcia (PSOL); Fernando Dini (PP); Henri Arida (MDB); Iara Bernardi (PT); Ítalo Moreira (União); Izídio de Brito (PT); João Donizeti Silvestre (União); Jussara Fernandes (Republicanos); Luis Santos (Republicanos); Péricles Régis (Agir); Raul Marcelo (PSOL); Roberto Freitas (PL); Rodolfo Ganem (Podemos); Rogério Marques Munhoz (Agir); Silvano Jr. (Republicanos); Tatiane Costa (PL); Toninho Corredor (Agir) e Vinicius Aith (Republicanos). Em seguida, foram diplomados o vice-prefeito, Fernando Martins, e o prefeito reeleito, Rodrigo Manga.
Compuseram a mesa diretora da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba; o juiz da 137ª Zona Eleitoral, Mario Gaiara Neto; o promotor da 137ª Zona Eleitoral, José Augusto de Barros Faro; e o presidente da OAB Sorocaba, Marcio Leme.
O ato da diplomação encerrou o processo eleitoral, credenciando os eleitos a tomar posse e exercer o mandato. A posse será realizada na Câmara Municipal no dia 1° de janeiro de 2025, ocasião em que também será eleita a nova mesa diretora do Legislativo.
Solenidade – O presidente Cláudio Sorocaba cumprimentou todos os vereadores eleitos, destacando a responsabilidade que assumem com o mandato. “Deus preparou esse caminho porque sabe que vocês já vinham trabalhando pela cidade, só que agora a responsabilidade aumenta. É difícil, mas sei que vocês estão preparados”, afirmou o vereador, ressaltando a importância de manter a harmonia do Legislativo com o Poder Executivo.
O juiz Mario Gaiara Neto afirmou que o momento singular que a diplomação representa para o município. “Esse não é apenas um ato formal, ele simboliza o fortalecimento do sistema democrático e a confiança depositada pelos eleitores nos seus representantes. Esse instante é a consagração da vontade popular, onde cada voto representa não apenas uma escolha, mas também uma expectativa de mudança e progresso. Representa esperança”, concluiu.
O vereador mais votado, Caio Oliveira, parabenizou os demais parlamentares eleitos, o prefeito e o vice-prefeito enfatizando a importância do trabalho de todos em conjunto. “Podemos divergir em ideias, ideologias e princípios, mas trabalhamos em prol da mesma população e queremos uma Sorocaba cada vez melhor”, afirmou.
Por fim, o prefeito Rodrigo Manga parabenizou o Judiciário pelo trabalho no processo eleitoral e destacou a importância da Câmara Municipal. “Esse é o local mais próximo da população. As pessoas vêm aqui quando estão precisando de uma ajuda no bairro, quando estão passando uma necessidade com sua família”, disse, parabenizando nominalmente, em seguida, cada um dos vereadores eleitos.