O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004, e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.
Em Sorocaba a Colsan- Associação Beneficente de Coleta de Sangue, responsável pela coleta, processamento, distribuição e a transfusão de sangue e seus derivados, registra de segunda a sexta-feira a presença aproximada de cento e vinte doadores com aumento de doação aos sábados na média de cento oitenta pessoas e registro mensal estimado de três mil voluntários que comparecem a unidade para doação de Sangue, aponta Frederico Brandão -gerente médico da unidade em Sorocaba.
“O Sangue só pode ser obtido através da doação”, responsável médico da Colsan Frederico Brandão, e diante deste cenário importante é que “a população seja consciente deste ato” e que a data de 25 de novembro Dia do doador Nacional de Sangue, seja uma data para “fortalecer está conscientização”; entretanto faz se necessário “a doação sempre, o ano todo, todos os dias[para] que a gente consiga atender todos os hospitais que precisa do sangue:” concluiu Brandão.
O hemonúcleo da Colsan funciona de segunda a sábado das 07:00 às 12:30 e está localizado na Av. Comendador Pereira Inácio, 564 - Jardim Vergueiro, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).