A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, o Sebrae e o Senai, realizou nesta terça-feira (12), um encontro com empresários de Ibiúna, município da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
O evento, realizado na Cooperativa Agropecuária de Ibiúna (CAISP), contou com cerca de 60 participantes e com a presença de autoridades, como o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima; o prefeito de Ibiúna, Paulo Sasaki; o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos; o diretor do Sesi Sorocaba, Votorantim, Tatuí e Itapetininga, Júlio César Martins; o diretor do Senai Alumínio, Adriano Secco; o presidente da AISAM (Associação das Indústrias de São Roque, Araçariguama, Alumínio e Mairinque), Vinício Pensa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ibiúna, Levi Cardoso; o gerente geral da CAISP, Trond Larsen; o Secretário da Indústria e Comércio de Ibiúna, José Antônio Soares de Melo; o secretário de governo de Ibiúna, Tiago Albertin; o vice-presidente do Ciesp, Ignácio de Moraes Junior; entre outras autoridades.
Durante o encontro, o diretor do Senai Alumínio, Adriano Secco, apresentou a Jornada da Transformação Digital, iniciativa conjunta do Ciesp/Fiesp/Senai/Sebrae que oferece consultoria e treinamentos gratuitos para modernizar as micro, pequenas e médias indústrias do estado de São Paulo.
Em seu pronunciamento, o secretário Jorge Lima destacou que São Paulo trabalha a partir de três grandes pilares: a reindustrialização, a transição energética e o desenvolvimento regional. “A cidade de Ibiúna tem grande potencial em frutas, hortaliças e turismo. Para estimular o pilar de desenvolvimento regional vou visitar as 645 cidades do estado de São Paulo. Com Ibiúna já visitamos 157 municípios este ano. Nosso projeto é de estado e não de governo, por isso estamos fazendo um planejamento estratégico de dez anos”, disse.
Lima também ressaltou a importância da capacitação profissional. “Quanto mais a gente reter a mão de obra nas cidades melhor para o desenvolvimento regional, porque deste modo não saturamos os grandes centros”, observou.
Já o prefeito de Ibiúna, Paulo Sasaki destacou a necessidade da duplicação da rodovia Bunjiro Nakao, que liga Ibiúna a São Paulo. “A retomada dessa obra é muito importante para o escoamento da produção da nossa cidade. Além disso, a obra parada representa um perigo para as pessoas que utilizam essa rodovia”, alertou o prefeito.
De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, o encontro faz parte do Plano de Desenvolvimento Regional do Ciesp Sorocaba. “Nossa Regional engloba 48 municípios de toda região e Ibiúna faz parte da nossa área de abrangência. Além de apresentar a Jornada de Transformação Digital e a Trilha de Segurança e Medicina do Trabalho do Sesi para os empresários da região, esse projeto conta com a parceria do secretário Jorge Lima, que está formando uma coalizão empresarial para fomentar o crescimento da região e oferecer maior sinergia à cadeia produtiva”, destacou Syllos.
O Encontro Empresarial de Inovação, Capacitação e Parcerias será realizado em outras cidades da região com datas a serem definidas. Outras informações no site www.ciespsorocaba.com.br.