A Prefeitura de Boituva enviou na última segunda-feira (02) à Câmara Municipal um um pedido de autorização para contrair empréstimos no valor de R$ 24.500.000,00 milhões junto ao Banco do Brasil, com garantia da União.
O projeto de lei 22/2023 detalha como os recursos serão utilizados, apontando que serão investidos em programas de eficiência energética, obras civis, pavimentação de vias, investimentos em educação, esportes, infraestrutura, mobilidade e cultura.
8123 LÂMPADAS DE LED | Importante ressaltar que após a troca da iluminação atual por 8123 pontos de led, estima-se uma redução de aproximadamente 100 mil reais mensais na conta de energia paga pela prefeitura à CPFL, valor que será aplicado em parte da parcela do empréstimo. Outro fator apontado é a economia no que diz respeito a manutenção da iluminação, que hoje gira em torno de 112 mil reais. Para este serviço estima-se uma redução de aproximadamente 100 mil reais, valor que também auxiliará no pagamento das parcelas. A prefeitura ainda estuda implantar parte das lâmpadas retiradas em locais que não possuem iluminação e/ou vender o material para também amortizar o valor das parcelas.
PREFEITURA JUSTIFICA O EMPRÉSTIMO | A Prefeitura informa que os recursos serão utilizados em serviços como a finalização da construção do Complexo Esportivo do bairro Jd. Faculdade; Reforma do Prédio da ETEC; Pavimentação, drenagem e calçamento do bairro Água Branca; Drenagem do Jd. Esplanada e, Instalação da Casa da Cultura.
A prefeitura explica ainda que a contratação de operações de crédito tem sido uma alternativa para que as administrações municipais, em todo o país, tendo em vista o momento econômico que tem afetado principalmente a arrecadação das cidades. Desta forma, tendo em vista as inúmeras obras em andamento, tal empréstimo se justifica a fim de alavancar os serviços e, com isso, proporcionar também geração de emprego e renda à população. Importante ressaltar que o cada município tem um limite legal de endividamento, no caso de Boituva, somando todos os empréstimos, entre valor está cerca de 9,5% do limite, o que demonstra equilíbrio e planejamento administrativo/orçamentário.
Na última semana os vereadores foram convidados, pelo Prefeito Edson Marcusso, para uma reunião no Paço Municipal, onde foi explanado todo projeto de lei e justificativas para a realização do empréstimo.
Ainda esta semana, a Prefeitura fará a publicação oficial do Decreto que regulamentará a lei aprovada pelo Legislativo.