Em eleição que aconteceu nesta manhã de quinta-feira (7), o prefeito de Iperó, Leonardo Folim foi eleito vice-presidente da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). O cargo de presidente ficou para o prefeito de São Roque, Guto Isa. Os eleitos hoje assumem em janeiro de 2024 e até dezembro. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é o atual presidente e permanece até o dia 31 de dezembro deste ano.
A votação foi realizada por prefeitos de toda a região, por meio de plataforma virtual, sendo que a decisão foi unânime. A RMS é composta por 27 municípios, com uma população de quase dois milhões de habitantes. É a maior produtora de alimentos e a segunda em indústrias entre as regiões metropolitanas, gerando cerca de 4,25% do PIB do Estado. Seu crescimento econômico e demográfico vem se destacando o que, consequentemente, tem gerado grande pressão sobre seus recursos naturais e a qualidade de vida. A região possui importantes remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, tornando a detentora de uma biodiversidade única, bem como, importantes recursos hídricos.
O prefeito de Iperó agradeceu a confiança de todos os demais chefes do Poder Executivo que integram a RMS, e parabenizou o prefeito Rodrigo Manga pelo trabalho estruturado da Região nesses últimos anos. “Fico muito feliz em ser eleito vice-presidente de uma Região Metropolitana tão importante como a de Sorocaba. Uma região que se desenvolve a passos largos e se destaca no cenário estadual e nacional. E, sem dúvida será uma responsabilidade muito grande em dar esse suporte aos prefeitos, cada um com suas dificuldades, para que a gente possa, junto ao Estado, lutarmos por mais investimentos, ações e agilidades nos processos”, disse e completou: “Articularmos, por exemplo, pela implantação de um hospital estadual oncológico aqui em nossa região, uma demanda da saúde muito importante...Teremos desafios pela frente, mas juntos construiremos a solução, bem como buscaremos o desenvolvimento de nossos municípios", destacou.