Votorantim é a primeira cidade do interior de São Paulo, a segunda do Estado e a nona do país para fazer negócios na educação. Os dados constam no ranking da consultoria Urban Systems, publicado no início de dezembro pela revista Exame.
Na lista das 10 melhores cidades do país para investir no setor de educação, oito são capitais de Estado. A liderança é de São Paulo, seguida por Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília e Recife. Somente Pouso Alegre-MG (8º lugar) e Votorantim (9º lugar) são municípios do interior. Na 10ª posição aparece Fortaleza, capital do Ceará.
O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). Esses dados apontam quais municípios oferecem as melhores oportunidades para se fazer negócio no setor da educação.
A análise feita na categoria educação é baseada em 12 indicadores. A lista inclui matrículas na educação básica total, matrículas na educação privada, escolas na educação básica, variação do número de alunos por escolas, matrículas na educação superior total, matrículas na educação superior privada, estabelecimento na educação superior, variação do número de alunos por estabelecimento, empregos na educação, concentração de matrículas da educação superior.
A titular da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, Mirian Zacareli, ressalta que os dados da pesquisa comprovam que Votorantim não é mais uma cidade dormitório. O município oferece oportunidades para novos negócios, estimulando a abertura de novas empresas e proporcionando oportunidades de capacitação.
Votorantim também aparece com destaque no ranking de melhores cidades para fazer negócios em outros dois segmentos. No comércio, a cidade ocupa a 66ª posição nacional e é a 2ª melhor colocada na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
No setor da indústria, Votorantim está em 79º lugar, segundo o ranking da consultoria Urban Systems. O município é o 3º melhor pontuado entre as cidades da RMS.