A queda na média de atendimentos diários e a chegada do frio foram os motivos para o encerramento das atividades do Núcleo de Dengue em Votorantim. A unidade, aberta em 15 de abril, funcionou até quarta-feira (29) com o objetivo de avaliar e tratar os pacientes com sintomas leves da doença.
No primeiro mês de funcionamento, o Núcleo de Dengue realizou mais de 2 mil atendimentos, o correspondente a uma média de 90 pessoas acolhidas por dia. Na última semana, a Secretaria de Saúde registrou uma queda na quantidade de pacientes na unidade.
A partir de segunda-feira (3), a Prefeitura orienta o paciente com sintomas leves da doença a procurar atendimento médico em uma das 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.
Mesmo com a chegada do frio, o setor de Zoonoses da Prefeitura de Votorantim alerta a população a manter os cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Uma das principais ações é evitar água parada, além do uso de repelente.