O encontro reuniu a prefeita Fabíola Alves com representantes da Defesa Civil de Votorantim, da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Corpo de Bombeiros. Estiveram presentes ainda membros das secretarias de Governo, Saúde, Educação, Serviços Públicos, Cidadania e Geração de Renda, Obras e Urbanismo, Esportes, e do departamento de Comunicação.
Toda a equipe da Prefeitura estará de sobreaviso e atuará em caso de algum incidente relacionado à chuva ou aos ventos fortes. O posto de comando das ações será montado na sede da GCM.
Caso haja registro de desabrigados, as pessoas serão encaminhadas para o Centro Comunitário do Parque Bela Vista. A Secretaria de Serviços Públicos também estará de prontidão com o maquinário usado tanto para desobstrução quanto para limpeza de vias públicas.
As Unidades Básicas de Saúde (UPAs) Central, Jataí e Infantil estarão abertas e preparadas com geradores, usados em caso de falta de energia elétrica. Já a Defesa Civil terá contato direto com a CPFL e com o Corpo de Bombeiros.
A população pode entrar em contato com a Defesa Civil (199 ou 153), Corpo de Bombeiros (193) e com a Polícia Militar (190). O atendimento é feito 24 horas por dia.
Orientações de segurança:
* Evite lugares abertos, como campos de futebol e estacionamentos
* Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques
* No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs
* Evite tomar banho durante a tempestade
* Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos
* Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas alagadas
* Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta
* Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência