A equipe de governo da Prefeitura de Votorantim apresentou informações sobre a situação financeira do município durante uma entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (6) no Paço. A falta de recursos nos cofres públicos obrigou a atual gestão a adiar o pagamento programado para o início de janeiro das férias dos servidores municipais.
O valor estimado desse pagamento das férias previsto para janeiro é de R$ 6 milhões. Desse montante, R$ 5 milhões correspondem somente aos servidores da educação.
A prioridade é pagar as férias dos servidores até o fim de janeiro. O valor virá por meio da entrada de recursos, entre eles o Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e o Imposto sobre serviços (ISS).
Contas atrasadas
Nos primeiros dias de trabalho em 2025, a equipe de governo também encontrou diversas contas atrasadas. Os documentos foram achados em gavetas da Prefeitura sem o pagamento na data prevista.
Parte das contas é relacionada à energia elétrica de prédios públicos. O objetivo do governo é quitar essas dívidas o mais breve possível.
Salário será respeitado
O salário dos servidores e dos previdenciários será respeitado, confirmou a equipe de governo. A previsão da Prefeitura é normalizar a situação financeira do município até março. Uma das medidas objetivando o corte de gastos será a mudança de critério, por parte do setor de recursos humanos, do pagamento de horas extras.