A Polícia Civil de Itu realizou nesta terça-feira (26), uma operação de combate ao tráfico de drogas no CDHU da Vila Lucinda, resultando na apreensão de mais de 4 mil porções de entorpecentes. Dois adultos foram presos e um menor apreendido.
A investigação que culminou na operação começou após a prisão do gerente do ponto de comércio ilegal do bairro. Os policiais descobriram que outra pessoa assumiu a responsabilidade pelas vendas no local e passaram a diligenciar pela região, identificando o endereço do novo responsável. Descobriram também que ele utilizava uma moto vermelha para se locomover e que os pontos de venda seriam abastecidos em breve.
Os agentes continuaram as investigações e observaram o homem entrando e saindo rapidamente de sua residência com um volume na cintura, dirigindo-se ao CDHU, onde entregou pacotes para duas pessoas que, imediatamente, começaram a comercializar os produtos. O homem permaneceu por perto e, após recolher os valores arrecadados, foi até o apartamento de uma senhora, que também recebeu um pacote e dinheiro, em uma típica movimentação de tráfico de drogas.
Os policiais civis acompanharam a senhora sair de seu imóvel, ir até a rua e voltar, momento em que optaram pela abordagem de todos. O homem, percebendo a chegada da equipe, conseguiu fugir. A dupla que estava promovendo o comércio, um adulto e um adolescente, embora tenham tentado correr, foram contidos e detidos. Com eles foram localizadas várias porções de drogas e dinheiro.
Em seguida, os policiais foram ao apartamento da senhora, que também foi detida, uma vez que no imóvel foram encontradas drogas e dinheiro. Os agentes também foram até a casa do homem que fugiu, onde foram atendidos por uma adolescente que informou que ele morava nos fundos. Ela acompanhou os policiais e viu quando encontraram várias porções de drogas no cômodo, confirmando que o homem tinha uma moto vermelha, mas alegando não saber sobre as drogas, pois nunca entrou na casa ocupada.
Todas as drogas encontradas no cômodo mantinham o mesmo padrão e embalagem daquelas encontradas com a dupla e a senhora no CDHU. A senhora, o adulto e o adolescente foram encaminhados ao Plantão Policial para os procedimentos de polícia judiciária. A senhora e o adulto foram autuados em flagrante delito por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menor. Já o adolescente, que já havia sido apreendido no início do ano com drogas e liberado sob a responsabilidade de seu curador, foi apreendido novamente, com a lavratura do auto correspondente e imediata apresentação ao representante do Ministério Público. Todos encontram-se à disposição da Justiça.
No total, foram apreendidos 2 celulares, R$ 625,00 em dinheiro e 4.322 porções de drogas, sendo 451 porções de crack, 61 de skunk, 568 de K9, 08 de maconha, 3.000 de cocaína e 234 de haxixe. O trabalho da Polícia Civil de Itu prossegue, com o objetivo de localizar e prender o responsável pelo ponto de drogas.