A Patrulha Ambiental da Guarda Civil de Sorocaba (GCM) atendeu a uma ocorrência de ataque de pitbulls, que teriam escapado de dentro de uma residência, contra outros cães no Jardim Iguatemi, Zona Leste da cidade, na manhã de terça-feira (22). Três animais morreram, devido aos ferimentos provocados pela investida dos pitbulls.
O caso aconteceu por volta das 11h. Uma equipe da Patrulha Ambiental da GCM, incluindo o secretário de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia, realizava averiguação sobre denúncia de queimada em área no bairro, quando recebeu denúncia de munícipes, relatando dois pitbulls soltos pelas ruas do Jardim Leocádia e Jardim Iguatemi e que atacaram outros cães.
Os guardas localizaram a proprietária dos pitbulls, de 30 anos de idade. Ela alegou que seus dois cães, um macho e uma fêmea, estavam na garagem, durante a dedetização do imóvel. Não percebeu que a equipe que fez o serviço deixou o portão aberto ao sair, por onde os cães escaparam. Ao buscar os animais, soube que atacaram outros cães na rua e dentro de outras casas. Depois, avistou pessoas correndo atrás deles com paus e recolheu os pitbulls.
Na ocasião, uma mulher de 48 anos se identificou com a proprietária de uma cadela fêmea, de 18 anos, que foi morta pelos pitbulls. Os cães teriam atacados a yorkshire pela grade do portão e depois investido contra um cachorro em outra casa, além de mais animais pela rua, sendo que um terceiro havia morrido.
O caso foi registrado no Plantão da Polícia Civil, onde as partes envolvidas compareceram para depor. Na delegacia, um homem de 34 anos, tutor de uma cadela vira-lata de oito anos, relatou que ela foi arrastada pelos pitbulls para fora da residência, pelo vão do portão, e atacada na calçada, vindo a morrer. Confirmou também que foram três os cães mortos nos ataques, um deles de rua.
Por meio de auto de notificação emitido pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a proprietária dos pitbulls foi alertada quanto à cautela e cuidados adequados com os animais, que devem ficar domiciliados.
Profissionais da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal foram até o Jardim Iguatemi e conversaram com os vizinhos, que relataram que esta não foi a primeira vez que os pitbulls escaparam da residência. Com isso, a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal está tomando todas as providências cabíveis e autuará a tutora em R$ 1 mil por animal, totalizando R$ 2 mil, com base na Lei Municipal nº 9.551/2011.
A Polícia Civil registrou Boletim de Ocorrência de crime consumado (omissão de cautela na guarda/condução de animais), sendo que as vítimas e proprietária dos pitbulls foram orientadas e dispensadas.