A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), com o apoio da Secretaria de Governo (Segov) e da Secretaria de Comunicação (Secom), realizou, nesta terça-feira (28), a 22ª edição do “Mutirão de Empregos Sorocaba”. Dessa vez, evento aconteceu durante a 1ª Feira de Negócios da Região Metropolitana de Sorocaba, no Lar Escola Monteiro Lobato, localizado no Jardim Itanguá, Zona Oeste da cidade.
Ao todo, foram atendidas aproximadamente 1.000 pessoas, com número próximo de encaminhamentos para vagas de emprego, sendo que muitos inscritos tiveram mais de uma oportunidade de trabalho oferecida e muitos ainda foram contratados no próprio local.
No mutirão, além das oportunidades de trabalho oferecidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalho (PAT), diversas agências de empregos e empresas de Sorocaba e região também estiveram presentes, para receber currículos e realizar processo de recrutamento e seleção de candidatos no próprio local.
“Dedicamos toda essa estrutura para melhor atender todos que compareceram a esta edição do ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’, em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Graças a esse programa, conseguimos aumentar, a cada dia, o índice de empregabilidade na cidade, concentrando diversas vagas de trabalho em um só lugar”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.
Além do prefeito Rodrigo Manga, também estiveram presentes no evento os secretários de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini, e de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini, mais o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Nelson Cancellara, o superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Fernando Marques, o diretor de área da Sert, Bruno Santana, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Santos, o vereador Péricles Regis, o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a consultora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Priscila Rabano Budemberg, e o diretor comercial da Unum Records, empresa realizadora da 1ª Feira de Negócios da RMS, Lucas Parizzotto.
“A oportunidade de uma recolocação no mercado de trabalho é agora! Nesta 22ª edição do ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’, realizamos o evento em um local diferente, integrando a 1ª Feira de Negócios da Região Metropolitana de Sorocaba, que possibilitou também ao munícipe a oportunidade de empreender na cidade, gerando emprego, renda e investimentos ao município”, relata o secretário da Sert.
Para o diretor de área da Sert, Bruno Santana, o “Mutirão de Empregos Sorocaba” tem importante papel na vida dos sorocabanos. “Nosso principal objetivo, com esse programa municipal, é abençoar a vida de cada participante, com o encaminhamento a uma vaga de emprego. A partir disso, quem tanto procurava uma recolocação no mercado de trabalho pode comemorar a oportunidade alcançada de poder levar o sustento ao seu lar”, enfatiza.
Silvana dos Santos tem 42 anos e está há três meses fora do mercado de trabalho. No mutirão, ela recebeu o encaminhamento para a vaga de cozinheira em um restaurante da cidade. “Essa é uma noticia maravilhosa, pois já farei a entrevista de emprego, amanhã pela manhã. Não podemos desanimar com as dificuldades, só temos que agarrar a oportunidade que a vida nos proporciona”, afirma.
Antônio Carlos Moura, 39 anos, é formado em engenharia civil e está fora do mercado de trabalho. “Sofri um acidente, no ano passado, e acabei afastado do meu emprego. Graças ao ‘Mutirão de Empregos Sorocaba’, fui encaminhado para uma vaga de encarregado de obras. Vou enviar o currículo para a empresa e cruzar os dedos para dar certo”, enfatiza.
1ª Feira de Negócios da Região Metropolitana de Sorocaba
A 1ª Feira de Negócios da Região Metropolitana de Sorocaba teve início nesta terça-feira (28) e prossegue até quarta-feira (29), no Lar Escola Monteiro Lobato. Realizada pela empresa Unum Records, conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico (PTS), do Sebrae Sorocaba, da Associação Comercial de Sorocaba e da empresa DSUP Design.
O evento tem como objetivo reunir empresários e promover interações comerciais, criar oportunidades de negócios e networking entre os expositores e potenciais clientes. Além disso, traz oportunidades de parcerias estratégicas, ampliação da rede de contatos e tendências e experiências inovadoras.
A feira reúne 100 expositores, das mais diversas áreas, e a previsão é de receber mais de 5.000 pessoas nos dois dias de evento.
“Para nós, a Feira de Negócios é motivo de muito orgulho, assim como para todos que participam, visitando ou apresentando seus produtos. Que todos possam realizar ótimas parcerias e networking e, consequentemente, alavancar suas empresas e negócios”, conclui o diretor comercial da Unum Records, empresa realizadora.