Neste período de realização das festas de final de ano, a Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO), em parceria com a Athon Ensino Superior, realizou uma pesquisa de mercado entre os dias 8 e 13 de dezembro, com o objetivo de levantar a expectativa de compras de presentes e produtos no comércio para a comemoração do Natal. Foram entrevistados 183 consumidores residentes em Sorocaba, distribuídos entre todas as classes socioeconômicas: A, B e C e D/E.
Neste momento de relativa estabilidade, com a atividade econômica do país mostrando sinais de recuperação e, apesar da instabilidade da conjuntura mundial, causada com as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio entre Israel e o grupo Hamas, verificou-se que os consumidores estão mais otimistas, principalmente com a melhora dos indicadores da economia (redução nos índices de desemprego e a estabilização da inflação nos últimos meses), que devem contribuir com o aumento das vendas. Assim, a maioria dos consumidores, ou seja, 74,1% deles, já se decidiu pelas compras de presentes; 15,2% ainda estão indecisos, percentuais superiores aos verificados em 2022.
Mais uma vez, ficou claro o hábito dos brasileiros de deixarem suas compras para última hora, ou seja, 75% dos consumidores vão realizar suas compras nas duas últimas semanas que antecedem o Natal. Este comportamento também é consequência do recebimento da segunda parcela do 13º salário, já que a maioria utilizou a 1ª parcela para o pagamento de dívidas.
Verificou-se que 68% dos consumidores vão comprar quatro ou mais presentes, com valor médio de R$ 175, pretendendo gastar R$ 491 no total, valores pouco maiores que os gastos do ano passado. A maioria dos consumidores vai utilizar os cartões de crédito (59%), cartões de débito (17%) e 20% farão os pagamentos de suas compras com PIX.
Quanto ao local escolhido para as compras, a maioria dos entrevistados (65%) escolheu realizar suas compras pela Internet, percentual 8% maior que o verificado em 2022. Já 49% dos entrevistados afirmaram que vão realizar suas compras nos shoppings; 42% irão às lojas do Centro, percentual praticamente igual que os 41% verificados no ano passado, ou seja, os consumidores estão retornando às compras nas lojas físicas.
Com relação aos presentes a serem adquiridos, a grande maioria de todas as classes socioeconômicas vai presentear com itens de vestuário e/ou acessórios (64,5%), seguido por brinquedos (48,6%) e 35,7% das compras serão cosméticos/perfumes. Já 27,4% dos consumidores vão adquirir alimentos e/ou bebidas.
“Outra informação interessante que a pesquisa obteve é a intenção dos consumidores pesquisarem os preços antes das compras, tendência já identificada em pesquisas realizadas anteriormente”, destacou o presidente da ACSO, Hygor Duarte.