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Sorocaba

Novo formato das Casas do Cidadão Zeladoria ganha agilidade e já soma mais de 13 mil atendimentos

Publicada em 27/12/23 às 13:14h

RMS News


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Novo formato das Casas do Cidadão Zeladoria ganha agilidade e já soma mais de 13 mil atendimentos
 (Foto: PMS Secom)

O novo formato de atendimento das Casas do Cidadão de Sorocaba tem proporcionado mais agilidade nos serviços prestados à população. As adaptações, realizadas pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), operam há 64 dias, somando mais de 13 mil atendimentos nas cinco unidades inauguradas pela Administração Pública. O tempo médio de atendimento caiu para 18 minutos, contando com o período de espera dos munícipes, sendo que antes chegava entre 30 a 35 minutos.

A primeira “Casa do Cidadão Zeladoria” inaugurada foi a do bairro Jardim Ipiranga, com oficialização do início das atividades em 24 de outubro. Logo após, também outubro, a cidade passou a contar com a “Casa do Cidadão Zeladoria” da Avenida Itavuvu, seguida das unidades da Avenida Ipanema, Pátio Cianê Shopping e Nogueira Padilha, essa última que começou a operar no último dia 15 de dezembro. A previsão é que as Casas do Cidadão em Brigadeiro Tobias e no Éden funcionem no novo formado a partir de janeiro de 2024.

“A modernização e ampliação do acesso da população aos serviços colaborou para que essa remodelação garantisse qualidade nas atividades desenvolvidas nas unidades, já que, logo nos primeiros dias, foi possível notar a rapidez com que as demandas estão sendo solucionadas. As readequações surgiram para desburocratizar o atendimento aos munícipes. Uma das mudanças que contribuem para essa otimização é a implantação de funcionários multitarefas”, explica o secretário da Sefaz, Marcelo Regalado.

Além da nova identidade visual, a nova gestão das Casas do Cidadão de Sorocaba adota um modelo de atendimento estilo “Poupatempo”, agregando os chamados serviços de “zeladoria”, sendo possível igualmente solicitar atendimentos, como: roçagem, troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública, tapa-buracos, verificação ou instalação de semáforos e lombadas, entre outros.

O conceito de subprefeitura das novas “Casas do Cidadão Zeladoria” disponibiliza aos munícipes o acesso a uma série de serviços municipais, tais como: atualização cadastral de imóvel e de guias vencidas de IPTU/ISS; parcelamento de débitos; agendamento de transporte para paciente, entre outros. As unidades contam, também, com as parcerias do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), da Urbes – Trânsito e Transportes e do Procon Municipal de Sorocaba, além de totem para autoatendimento, um equipamento que possibilita alguns serviços fornecidos pela concessionária CPFL Piratininga, assim como da Credpay, para parcelamento e pagamento de boleto via cartão de débito ou crédito.

Mais melhorias
Até o momento, todas as unidades seguem operando com demanda espontânea, ou seja, toda população pode comparecer para solicitar qualquer um dos serviços ofertados. A partir do dia 2 de janeiro de 2024, os atendimentos deverão ser agendados por meio dos totens de autoatendimento, diretamente em cada Casa do Cidadão.

A partir dessa data, também haverá outras duas opções para providenciar o agendamento de atendimento presencial: pelo site https://casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar ou pelo aplicativo Casa do Cidadão, disponível nos sistemas IOS e Android. As exceções serão as Casas do Cidadão Brigadeiro Tobias e Nogueira Padilha, que permanecerão somente com suporte presencial espontâneo.

“Nosso Plano de Governo inclui qualificar os serviços ofertados aos sorocabanos, com comodidade, rapidez e boa assistência nas informações referentes às atividades do Município. Estamos muito orgulhosos de proporcionar mais essa melhoria, sempre pensando no bem-estar da população”, conclui o prefeito Rodrigo Manga.




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