A integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) Elaine Souza Garcia, de 34 anos, conhecida como Patroa, foi convocada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo de Sorocaba para tomar posse como estagiária do órgão para atuar na cidade de Itapeva no interior de São Paulo.
A integrante do Grupo Criminoso que age nos presídios, é estudante de direito e tinha acabado ser aprovada em um programa de estágio do Ministério Público de São Paulo (MPSP). A assinatura da posse que marcaria o início do estágio estava marcada para terça-feira (10/9), mesmo dia em que ela foi presa acusada de liderar ataques do Novo Cangaço — as grandes ações de roubo a bancos que acontecem em cidades pequenas.
Conforme informações da Globo NEWS, a Patroa a convocação de Elaine pela Regional de Sorocaba chegou a ser publicada no Diário Oficial — ela deveria comparecer às 9h na Promotoria de Justiça da cidade.
A prisão de Elaine aconteceu durante operação conjunta do próprio MPSP e da Polícia Federal. As investigações apontaram que ela foi uma das pessoas a receber treinamento de tiro com fuzil diretamente de um homem cadastrado Colecionador, Atirador