A Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Athon Soluções, realizou uma pesquisa para avaliar o comportamento do consumidor na Black Friday em Sorocaba e Votorantim, destacando um aumento significativo na intenção de gastos para 2024. A Black Friday, consolidada no Brasil como uma das principais datas promocionais, ocorre na última sexta-feira de novembro e, em muitos casos, é expandida para a "Black Week" ou "Black November".
A pesquisa entrevistou 266 consumidores entre 25 de outubro e 6 de novembro, incluindo pessoas de várias faixas etárias, sendo 40% entre 18 e 29 anos, 30% entre 30 e 49 anos, e 30% acima de 50 anos. Com a predominância de 70% das compras realizadas online, os setores de eletrônicos, moda e acessórios se destacam, fortalecendo a presença do e-commerce como opção prática e segura para muitos consumidores.
Para 60% dos entrevistados, o fator decisivo é o menor preço, seguido pelo frete grátis (25%). Em relação às formas de pagamento, 45% preferem parcelar no cartão de crédito, enquanto o Pix cresceu para 30% de preferência.
Os dados também apontam um salto na confiança financeira: enquanto 43,8% dos entrevistados não compraram em 2023, este ano o número caiu para 12,5%, com um aumento de 36,5% na intenção de compras acima de R$251, especialmente para itens de maior valor como eletrônicos.
Segundo Nilton Matielli, especialista da Athon Soluções em mercadologia, os empresários devem adotar estratégias agressivas, principalmente na Black Week, para aproveitar o aumento do número de consumidores e do volume de compras. A experiência omnichannel, que integra compras online e físicas, também deve ser valorizada.
O presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Hygor Duarte, reforça que a Entidade tem investido em pesquisas detalhadas para ajudar no crescimento econômico da região. "Nosso objetivo é fornecer dados que ajudem as empresas a adotarem estratégias assertivas e fortalecer a troca entre empresa e consumidores", conclui.
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