O mercado de materiais escolares em Sorocaba projeta um consumo superior a R$ 205 milhões em 2025, evidenciando a relevância econômica do município como um dos principais polos comerciais da região. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela Associação Comercial de Sorocaba (ACSO) e produzida pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Athon Soluções.
De acordo com estimativas da ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), o aumento nos preços desses itens deve variar entre 5% e 9% em comparação ao ano anterior. Esse cenário aponta tanto para desafios quanto para oportunidades aos empresários locais, especialmente com o início do ano letivo, quando a demanda é mais intensa.
Entre os itens mais procurados pelos pais, destacam-se cadernos personalizados, mochilas resistentes e tecnológicas, lápis de cor, canetas e marcadores de ponta fina. Além disso, materiais que promovem a sustentabilidade, como cadernos recicláveis e estojos feitos com materiais reutilizáveis, estão cada vez mais em alta, refletindo a valorização de práticas ecológicas por parte dos consumidores. A introdução de cadernos com inteligência artificial, que permitem a digitalização de anotações e uso de QR codes para acessar facilidades e portais de informações, refletem a crescente integração da tecnologia na educação.
Outro ponto relevante identificado na pesquisa é a preferência pela modalidade de pagamento à vista, escolhida por 65% das famílias brasileiras. As preferências de compra em Sorocaba, como em grande parte do Sudeste, tendem a isso, com uma significativa parcela da população optando por evitar endividamento, especialmente entre as classes A e B. No entanto, 35% das famílias optam pelo parcelamento entre as classes C e D. Muitas famílias buscam alternativas para reduzir custos, como a reutilização de materiais do ano anterior e a compra em grupo, que pode resultar em descontos significativos.
Hygor Duarte, presidente da ACSO, reforça a importância do setor se preparar para atender às necessidades e expectativas do público. “O mercado de materiais escolares é uma oportunidade única para o empreendedor inovar e se destacar. Além de oferecer produtos de qualidade, é essencial entender as novas tendências, como sustentabilidade e personalização, que estão transformando o comportamento dos consumidores. Nosso papel é apoiar as empresas locais nessa adaptação para maximizar os resultados”.
Apesar do aumento dos custos, o cenário de 2025 apresenta também oportunidades para quem investe em inovação. Empresários que apostarem em tecnologia, como mochilas com entradas USB, ou em personalização, como cadernos temáticos exclusivos, podem conquistar maior engajamento dos consumidores. Dessa forma, alinhar valores como sustentabilidade e funcionalidade à oferta de produtos se torna um diferencial competitivo valioso.