A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com apoio das demais secretarias, Saae/Sorocaba e Urbes - Trânsito e Transportes, mantém nesta segunda-feira (3) equipes mobilizadas para monitorar e atuar na cidade, em decorrência das chuvas intensas de domingo (2).
A Defesa Civil de Sorocaba registrou 44 milímetros de chuva nas últimas 24 horas na cidade. O acumulado em três dias no município é de 175 mm e em fevereiro, de 178 mm. O nível do rio Sorocaba chegou a ficar 80 centímetros acima do normal e segue baixando, com a régua marcando 40 centímetros.
A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que não há vias interditadas ao tráfego de veículos, no momento. A Av. Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas, e a Av. XV de Agosto tiveram a pista alagada e a situação já está normalizada. Não aconteceram inundações, porém houve queda de árvore e enchurrada na Estrada São Roquinho, em Brigadeiro Tobias, e registro de retorno de esgoto em duas residências nesse mesmo bairro. Não há desabrigados devido às chuvas de domingo.
Agentes de trânsito coordenaram o tráfego nos principais corredores viários da cidades, de forma a melhorar a mobilidade urbana. Ao passo que a Secretaria de Serviços Públicos (Serpo) realiza limpeza de via, capitação e manutenção de vias de terra.
Ainda nesta segunda-feira (29), por sua vez, as equipes da Saae/Sorocaba prosseguem com os serviços de desobstrução de córregos, assim como na rede de drenagem, incluindo os Reservatórios de Detençãode Cheias (RDCs).
A Defesa Civil de Sorocaba mantém em andamento no município a Campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2024/2025, no período de 1º de dezembro a 31 de março, seguindo diretrizes estaduais.
Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).