Obras das marginais do córrego Itanguá atingem 23% do total previsto

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

As obras de construção das avenidas marginais do córrego Itanguá, na Zona Oeste da cidade, atingiram 23% do total previsto e o trajeto das pistas já ganhou forma. Toda a obra é executada por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e está sob a responsabilidade da Unidade de Execução de Programa (UEP), que integra o Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura de Sorocaba.

O empreendimento vai ligar, em um primeiro momento, a Avenida Adão Pereira Camargo, passando pela Avenida Américo Figueiredo, com acesso chegando à Rua Miguel Patrício de Moraes. A previsão de término das obras é em dezembro de 2022.

Até o momento, já foram executadas 77,3% das instalações preliminares, 73% das contenções das margens do córrego, 72,2% das travessias de córrego, além de 53% da terraplanagem.

“Os serviços de drenagem, que incluem galerias, guias e sarjetas, e de pavimentação, com a aplicação da primeira camada, o chamado binder, já começaram em alguns pontos”, destaca  Rodrigo Faria, engenheiro da UEP. Depois de pronta, a obra terá uma área total pavimentada de 50.997,53 m².

A estimativa é que o primeiro trecho, interligando as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo, esteja concluído até o fim deste ano. Já, para janeiro de 2021, está previsto o início da construção do viaduto na Avenida Américo Figueiredo, sobre o córrego Itanguá.

Responsável pelo CADI, Jessica Pedrosa, explica que adequações foram feitas no projeto original para otimizar a obra, evitar novas desapropriações e minimizar os impactos para a população nos arredores. “As obras, agora, estão avançando rapidamente e já percebemos uma grande mudança paisagística no local”, completa.

Além da construção do viaduto, as únicas fases do projeto que não tiveram início são as de instalação de dispositivos de sinalização e de iluminação, que serão as últimas, realmente. As ações de paisagismo também já começaram, por meio do plantio de grama nas encostas.

 

Segunda fase

A segunda fase das obras nas marginais do córrego Itanguá, ligando a região da Avenida Santa Cruz à Avenida Luís Mendes de Almeida, também já está nos planos da Prefeitura de Sorocaba. A previsão é que a licitação, para definir a empresa que executará esses serviços, ocorra ainda neste segundo semestre de 2021. Tais intervenções igualmente constam no contrato de financiamento com a CAF e a expectativa é que as construções tenham início assim que concluído o processo licitatório.

Este segundo trecho criará um novo corredor de trânsito, cruzando a Zona Oeste e permitindo uma ligação direta, desde a Avenida Dom Aguirre, passando pelas avenidas General Osório, Adão Pereira de Camargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist