
A Secretaria Municipal de Saúde aplicará o reforço da Janssen somente em pessoas que receberam a respectiva vacina há mais de 61 dias em Votorantim. O reforço será destinado apenas a votorantinenses, desde que seja obedecido o intervalo entre as doses de cada imunizante. Não é preciso fazer agendamento.
Nesta sexta-feira, as unidades Vila Nova, Bela Vista e Cristal farão a vacinação das 8h às 15h. Nesses três locais haverá a distribuição de senhas até as 14h.
As unidades Clarice e Serrano aplicarão as doses entre 8h e 12h. No Green Valley, Tatiana e Novo Mundo, o trabalho será feito das 9h às 12h. Barra Funda e Vila Garcia não terão vacinação, devido a reuniões entre as equipes.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a dose de reforço da Janssen não será aplicada em quem já recebeu a dose adicional da Pfizer. O processo não será repetido.
Documentos necessários
A pessoa precisa comparecer à unidade de saúde com documento de identidade que conste o número de CPF. É necessário ainda o comprovante de residência em Votorantim, a carteira de vacinação (para segunda dose e dose de reforço).
Os jovens entre 12 e 17 anos de idade deverão estar acompanhados por um responsável ou apresentar o termo de consentimento assinado. Essa orientação vale tanto para o recebimento da primeira quanto para a segunda dose.
A Secretaria de Saúde ressalta a importância da população completar o ciclo vacinal e tomar a dose de reforço. Há o risco da chegada de uma terceira onda do coronavírus ao País. Para evitar o aumento de casos e de mortes, os votorantinenses precisam buscar a vacina.
Confira como será a vacinação nesta sexta-feira (dia 17 de dezembro) em Votorantim:
Primeira dose: Para as pessoas com 12 anos ou mais de idade. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Segunda dose da AstraZeneca / Fiocruz – 8 semanas: Para as pessoas vacinadas com a AstraZeneca / Fiocruz, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Segunda dose da Pfizer – 8 semanas: Para as pessoas com 12 a 17 anos de idade, as quais receberam a primeira dose há 56 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Segunda dose da Pfizer – 21 dias: Para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais receberam a primeira dose há 21 dias ou mais. Livre demanda, sem a necessidade de agendamento.
Dose adicional
1 – Quatro meses após a segunda dose: para as pessoas com 18 anos ou mais de idade, as quais foram vacinadas com a CoronaVac / Sinovac / Butantan, AstraZeneca / Fiocruz ou Pfizer há 122 dias ou mais.
2 – Dois meses após a dose única: para as pessoas com 18 anos ou mais, as quais foram vacinadas com a Janssen há 61 dias ou mais.
3 – 28 dias após a segunda dose: para as pessoas com alto grau de imunossupressão, com 18 anos ou mais de idade. É preciso fornecer cópia de laudo, declaração ou prescrição médica que comprove um dos critérios contemplados. Caso as duas primeiras doses já tenham sido administradas devido à mesma condição de saúde, não será necessário apresentar a documentação novamente. Independente da vacina recebida.
4 – Até o presente momento não existem recomendações para dose adicional em pessoas de 12 a 17 anos.
CoronaVac / Sinovac / Butantan: Disponível nas unidades Vila Nova, Bela Vista, Tatiana e Serrano, a partir das 8 horas, até o encerramento das doses disponíveis.
Dados da Covid-19 em Votorantim
Nesta quinta-feira (16), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o boletim sem a confirmação de mortes pela Covid-19. A quantidade de casos continua em 13.240. Os suspeitos são 35, e os descartados, 26.862.
Atualmente, a cidade tem apenas um leito Covid-19 ocupado. O paciente está internado na UTI do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça. Todas as vagas no Hospital Santo Antonio e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jataí estão desocupadas.