Prefeitura apresenta balanço de ações realizadas na área da Saúde e divulga novas medidas

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ao lado do médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, apresentou, na tarde desta quinta-feira (3), um balanço das ações realizadas na área da Saúde e divulgou novas medidas a serem adotadas em benefício da população. O anúncio foi realizado durante coletiva de imprensa, no sexto andar do Paço Municipal, e também contou com a presença do vereador Cristiano Passos.

Antes da apresentação, o prefeito Rodrigo Manga aproveitou para agradecer ao secretário da Saúde por todo trabalho realizado à frente da pasta, uma vez que ele se desincompatibiliza da função, na tarde desta quinta-feira (3), para disputar cargo político nas próximas eleições.

“O Dr. Vinicius fez um excelente trabalho na cidade de Sorocaba e, assim que ele atingir seu objetivo pessoal, continuará ajudando nosso Município, de outra maneira”, afirmou o prefeito.

O secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, agradeceu todo aprendizado, confiança e apoio durante sua gestão. “Outras conquistas serão efetuadas em prol da população com a liderança do prefeito Manga e ajuda dos competentes servidores da Saúde”, ressaltou.

Na coletiva de imprensa, o prefeito Rodrigo Manga e o secretário Dr. Vinicius apresentaram um balanço das ações realizadas na área da Saúde, durante os 14 meses de gestão até o momento, e também divulgaram medidas que já estão em andamento e futuras.

Para combater a pandemia da Covid-19 e oferecer a assistência necessária a todos os sorocabanos, o Município chegou a criar cinco Centros de Estabilização Covid; 10 Unidades Sentinelas Covid, sendo duas megacarretas que continuam em atendimento; ampliou os leitos Covid em 300%; além de aplicar 1,5 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 na população.

Na apresentação, também foram divulgadas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) já revitalizadas pela atual Administração, que perfazem 50% de todas as existentes: São Bento; Márcia Mendes; Rodrigo; Lopes de Oliveira; Fiori; Nova Sorocaba; Laranjeiras; Ulisses Guimarães; Aparecidinha; Cajuru; Éden; Haro e São Guilherme; além da Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”. Outra iniciativa importante realizada em apenas 14 meses, antecipando as ações do Plano de Governo, foi a inauguração dos PAs 24 horas Carandá; Sorocaba I; São Bento e Aparecidinha. Neste período, também foi inaugurada a 33ª UBS, a Lopes de Oliveira.

Já, na área de Tecnologia e Informatização, foi destacada a criação do site “Meu Remédio Sorocaba”, lançado em setembro do ano passado e que tem o objetivo de informar o estoque, em tempo real, dos medicamentos nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e auxiliar o munícipe em sua programação para a retirada desses remédios.

Também foi implantado nas UBSs o prontuário eletrônico, para facilitar o acesso às informações dos pacientes e evitar a utilização de papel. Em paralelo, 226 tablets foram entregues aos agentes comunitários da saúde para otimizar o atendimento deles nos respectivos territórios.

Para zerar as filas de espera de consultas, exames e cirurgias, a apresentação informou sobre o Mutirão da Saúde, que vem sendo realizado desde o dia 18 de fevereiro, na Policlínica e em seis UBSs. Também foi abordada a contratação de 300 médicos por processo seletivo e mais 400 pelo projeto PJ Médico, para reforçar a assistência em saúde na cidade.

Outras ações de ampliação citadas foram as seguintes: volta do atendimento itinerante dos Ônibus Azul e Rosa; convênio de 270 internos do curso de Medicina para reforçar os atendimentos nas unidades de saúde; início do inédito atendimento Lico Laser (ureterolitotripsia endoscópica para o tratamento de cálculos ureterais); implantação da Escuta Especializada Contra Violência Infantil no GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil); ampliação da oferta de mamografia e ressonância magnética; compra de dois milhões de fraldas geriátricas; início do Mutirão Oftalmológico; aquisição de duas ambulâncias do Samu para o mês de março e aumento da frota da Saúde, com mais 92 veículos, além da ampliação contratual com a Santa Casa, GPACI e BOS (Banco de Olhos de Sorocaba).

Ações Futuras

Ainda, durante a apresentação, foram divulgadas as ações em andamento, planejamento e futuras, como a construção do Complexo Hospitalar, composto pelo Hospital Municipal, o Centro de Diagnósticos, almoxarifado, sede administrativa da Secretaria da Saúde (SES), garagem e a nova Policlínica. O andamento para essa grande obra está em fase de análise de propostas de projetos de construção pelas entidades interessadas. Outras ações em andamento e futuras são: implantação de ambulâncias nas Unidades de Urgência e Emergência; revitalização das demais unidades de saúde; implantação do prontuário eletrônico na Policlínica e na Central de Regulação de Vagas; contratação de mais de 100 mil exames de imagem; contratação de uma Unidade de Acolhimento Infantil; contratação de serviços de terapia para pacientes autistas; concurso público da Saúde; ampliação do horário de atendimento nas UBSs até as 22h; ampliação da oferta de exames laboratoriais e ampliação de consultas e exames oftalmológicos.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist