“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia construção de escola, ponte e revitalização de praças nas Zonas Norte e Leste

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Sexta-feira é dia de “Prefeitura de bairro em bairro” e, desta vez, a equipe da Administração Municipal esteve nas Zonas Norte e Leste da cidade, para ouvir as demandas da população e anunciar melhorias. O destaque ficou para a confirmação do início da construção, ainda neste ano, de uma escola municipal para atender moradores da região do Éden, assim como de uma ponte no Jardim Casa Nova, a pavimentação de duas ruas e a revitalização de praças públicas na Zona Norte.

Nesta tarde (19), as visitas ocorreram no Jardim Brasilândia (Zona Norte), Jardim Atílio Silvano (Zona Norte), Jardim Casa Branca (Zona Norte) e Jardim dos Pássaros (Zona Leste). “Foi um dia muito proveitoso e, agora, vamos trabalhar para executar tudo aquilo que ficou definido em cada um desses lugares. Ouvimos os pedidos, discutimos a viabilidade das iniciativas e apresentamos prazos. Vamos dar prosseguimento a todos os pedidos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

A ação contou, ainda, com a participação dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), Antonio Prieto (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal – Sema), Marcio Carrara (Educação – Sedu), Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu) e Vinicius Rodrigues (Saúde – SES),  além do diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Sérgio Barreto; do chefe de Gabinete, André Moron; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e dos vereadores Fausto Peres e João Donizeti.

Jardim Brasilândia
O programa teve início pelo Jardim Brasilândia. Principal pedido da comunidade, a revitalização da Praça “Pastor Alcides da Silva” será iniciada em 90 dias, com a limpeza do local, instalação de academia ao ar livre, bancos e novo sistema de iluminação. Outro espaço de lazer nos arredores é a Praça “Levi Bonogli”, na confluência entre as ruas Jorge Reis Cunha, Mário Fidêncio da Rosa e Alonso Muchon, que receberá completo serviço de limpeza, já na próxima semana, pela Serpo.

“Duas praças de uma vez, isso é uma excelente notícia! Ficamos surpresos e felizes, e tem ainda a questão do ônibus, que acabei de saber que haverá mudanças positivas”,  apontou Daniele da Silva, 26 anos, que estava acompanhada da sogra Sueli da Silva, 69 anos, ambas moradoras do Jardim Brasilândia.

Aliás, a ampliação da linha de ônibus  02 – Brasilândia será providenciada pela Urbes, a partir da próxima semana, para atender à demanda de moradores do novo conjunto de prédios no bairro.
Da mesma forma, serão realizados estudos técnicos para implantação de redutores de velocidade nas ruas Firmino Minelli e Pedro Del Santoro, para coibir abusos no trânsito. “Vamos aproveitar, também, para fazer melhorias na sinalização nessas e em outras vias do bairro”, destacou o secretário da Semob.

Jardim Atílio Silvano
A segunda parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” também foi na Zona Norte, mas no Jardim Atílio Silvano. A revitalização de praça pública, mais uma vez, foi apontada como principal necessidade. Diante disso, em 90 dias, o espaço vai ganhar playground, academia ao ar livre e outras obras de infraestrutura e melhorias.

Também ficou definida a pavimentação de um trecho de 700 metros de extensão da Rua Alcebíades Rodriguez Vaz, dentro de 120 dias. Trata-se de o único ponto dessa via sem asfalto, atualmente.
A Serpo agendou, ainda, para a próxima semana, a realização de poda de árvores e roçagem de mato em todo o bairro. Enquanto a Semob vai colocar lombada e faixa de travessia de pedestres na Rua Teodora Constantinov Duarte, esta última em frente à escola do bairro.

Jardim Casa Branca
A terceira parada da equipe do programa foi no Jardim Casa Branca, ainda na Zona Norte de Sorocaba.
No local, 13 famílias moram em área que precisa ser regularizada. A Sehab não apenas confirmou o fato, como anunciou que, na última semana, já iniciou estudo para levantamento dos imóveis nessa situação. O procedimento deve ser finalizado até dezembro deste ano para, então, lançar o processo de legalização das moradias.

Enquanto a Semob definiu a implantação de lombada na Rua João Deleto Lobo, a Urbes vai instalar abrigo em ponto de ônibus e a Serpo iniciará, na próxima semana, uma ação de roçagem de mato e poda de árvores no bairro.

Outra demanda apresentada é a construção de ponte de ligação entre o Jardim Casa Branca e o Parque Paineiras, onde, atualmente, existe uma passarela de pedestres, sobre o córrego. A previsão do Saae/Sorocaba e da Serpo é que esse serviço esteja concluído até julho deste ano. “A ponte será feita sobre aduelas de concreto, que facilitam a passagem de água e evitam alagamentos em períodos de chuvas intensas e de aumento do nível do córrego”, explicou o diretor-geral da autarquia.

Jardim dos Pássaros
A última parada da equipe do programa “Prefeitura de bairro em bairro” foi no Jardim dos Pássaros e a grande novidade foi o anúncio da construção de uma escola fundamental para atender aos moradores desse e de outros bairros da região do Éden, como o Campininha, Jardim das Azaleias, Jardim Casagrande, Jardim Dona Tereza e Jardim Nathália.  As obras estão previstas para começar em outubro deste ano.

“Só por essa iniciativa já gostei de participar aqui, hoje, e estou satisfeita com essa visita da equipe da Prefeitura no bairro. Mostra que fomos lembrados”, mencionou a líder comunitária Elisabeth Aparecida Pereira, 50 anos, e que sempre residiu na região do Éden. Acompanhada da filha Sthefane, de 9 anos, Viviane Ramos, 36 anos, é inspetora de qualidade e também comemorou a novidade. “Todos, nesta parte da cidade, precisamos muito dessa nova unidade escolar, pois o Éden está crescendo muito”.

Antes, porém, em junho terá início a pavimentação de trecho da Estrada Luiz Carlos Guerra, que liga o Jardim dos Pássaros à Avenida Victor Andrews. A obra será feita em parceria com a iniciativa privada, por meio de medida mitigadora.

As melhorias na segurança do bairro, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, e na linha de ônibus para atender à região também foram apontadas pela comunidade local e serão providenciadas. “Programamos para março a entrega do novo Miniterminal do Éden, que vai propiciar a remodelação no formato do transporte público, dando mais agilidade nas viagens e disponibilizando novos ônibus, garantindo mais conforto aos usuários”, adiantou o diretor-presidente da Urbes.

Prefeitura de bairro em bairro
O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve início na primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos em todas as regiões da cidade, para ouvir as demandas da população e providenciar soluções.

Mais de 90 bairros já foram atendidos desde então, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Parque dos Eucaliptos, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Jardim São Marcos 2, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist