Prefeitura de Sorocaba anuncia operação de Miniterminal de Ônibus no Cajuru

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, anunciou a operação do Miniterminal de Ônibus (Área de Transferência) no bairro Cajuru, na Zona Leste, em ato realizado na tarde desta sexta-feira (3). O iniciativa vai agilizar o tempo de percurso dos ônibus que atendem a essa região da cidade e foi realizada em parceria com a iniciativa privada, sem custo para o erário público.

O novo Miniterminal Cajuru está localizado na Avenida Paraná, na altura do cruzamento com a Rua Anderson Darros, e começa a operar oficialmente neste domingo (5), em um novo formato. A medida promove uma alteração no transporte coletivo dessa região da cidade, que passa a operar no sistema tronco alimentador, ou seja, por meio de uma linha principal circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, sendo alimentada por veículos menores, que circulam pelos bairros na região do Cajuru.

O Miniterminal Cajuru conta com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual modernas, com cobertura, assentos e está equipado com entrada USB para carregar celular. Já, os ônibus que vão operar no local serão os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, Wi-Fi e entrada USB para dispositivos eletrônicos.

“Este é o segundo Miniterminal entregue e vai funcionar como o de Aparecidinha. Trata-se de mais uma realização da Administração Municipal, com o apoio do empresariado que acredita na melhoria da qualidade de vida da população. O próximo passo será recuperar aquele no Éden, o que também vai garantir mais agilidade entre uma viagem e outra”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato no Cajuru.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim) e Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno.  Também estiveram presentes o vereador João Donizeti e o diretor-executivo da Construtora Planeta, Sandro Souza.

A Construtora Planeta é parceira da Prefeitura de Sorocaba na viabilização desse Miniterminal, por meio de uma ação mitigadora, como contrapartida pelos empreendimentos realizados pela empresa na cidade. “Somos apaixonados por Sorocaba e fazemos questão de entregar inteligência urbana, eficiência operacional e alta qualidade, para deixar a cidade mais bela e funcional para todos. Nosso desejo é que esta nova área de transferência do Cajuru ajude a população em suas necessidades do dia a dia”, disse Sandro Souza.

Operação do sistema

O novo modelo de operação no Cajuru, com ônibus direto ao terminal central e transferência para as linhas que servem vários bairros, passa a ser o mesmo já adotado na região de Aparecidinha, desde o dia 31 de julho, a partir da inauguração do Miniterminal daquele bairro.

“Todas as linhas que atendem a essa região passarão por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar o percurso, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo mais conforto aos usuários”, pontuou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A linha principal, ou seja, o tronco será a P31 – Expresso Cajuru, que contará com seis veículos de tecnologia articulada, para realizar o trajeto entre o Terminal São Paulo até o Miniterminal Cajuru e vice-versa. O percurso será o mesmo operado atualmente (via Av. Sadrac Arruda – Av. São Paulo) em intervalos que variam dia a dia: segunda a sexta-feira (15 minutos no pico e 20 no entrepico e pós-pico), sábado (20 minutos no pico e 30 no pós-pico e noite) e domingos (30 minutos todo o período).

“Para distribuir os passageiros, serão criadas linhas alimentadoras que farão a ligação entre os bairros e a nova Área de Transferência do Cajuru: A 31/1 – Cajuru, A 31/2 – Nilton Torres e A 72 – Bairro dos Carvalhos, respectivamente”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

A linha A 31/1 – Cajuru irá operar com três veículos tecnologia “Padron”, interligando o Miniterminal Cajuru ao atual ponto final da linha, passando pelo bairro Dálmatas e atendendo o City Castelo e bairro Três Marias, em horários predeterminados em intervalos: segunda a sexta (15 minutos no pico e 20 no entrepico e pós-pico); sábado (20 minutos no pico, 30 minutos pós-pico e noite) e domingos (30 minutos todo o período).

A linha A 31/2 – Nilton Torres vai operar no formato circular, com dois veículos de tecnologia “convencional”. Partindo do Miniterminal Cajuru, atendendo Terras de Arieta, Jardim dos Reis e acessando e percorrendo as vias do Residencial Nilton Torres (trecho atual). A linha passará, ainda, a atender ao Jardim Vergínia, retornando em seguida para o Miniterminal, em intervalos de: segunda a sexta (15 minutos no pico e 20 no entrepico e pós-pico), sábado (15 minutos no pico, 20 no pós-pico e 30 minutos à noite) e domingo (30 minutos todo o período).

A linha A 72 – Bairro dos Carvalhos irá operar com um veículo com tecnologia “convencional” e deixará de atender ao Terminal São Paulo, iniciando viagem a partir do Miniterminal Cajuru, em intervalos pré-determinados, de acordo com nova programação. Determinadas viagens serão cumpridas pelo veículo em operação na linha A 31/2.

Já, a atual linha 31/1 Circular Nilton Torres passará a ser denominada A 31/3 – Circular Nilton Torres, mantendo o mesmo percurso atual.      Não haverá alteração de parada e de layout nos pontos do Terminal São Paulo, apenas exclusão da linha 31/2 – Cajuru Corredores, que deixa de operar, e da linha 72 – Bairro dos Carvalhos, pois passa a operar como alimentadora.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist