Prefeitura de Sorocaba entrega obras de pavimentação, calçada e nova ponte no Jardim Prestes de Barros

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, nesta segunda-feira (21), realizou a entrega da nova travessia (ponte) sobre o córrego Lavapés, na Avenida Carlos Sonetti com a Rua Antônio Antunes de Almeida, no Jardim Prestes de Barros, Zona Leste da cidade. No local, também foram executados serviços de pavimentação e calçamento, em uma parceria entre a Administração Municipal e a iniciativa privada, por meio de ação mitigadora realizada pela CRB Construtora.

As obras, que tiveram início no dia 20 de setembro do ano passado, atendem ao pedido da comunidade, que se reuniu com o prefeito e secretários municipais em julho de 2021, durante edição do programa “Prefeitura de bairro em bairro”, em que os agentes públicos vão, pessoalmente, ouvir as demandas de moradores de cada região da cidade e buscar as devidas soluções.

“São 40 anos em quatro meses. Não havia dinheiro em caixa para executar essa obra, mas fomos atrás de parceria. Uma obra esperada há 40 anos e que saiu do papel em quatro meses“, destacou o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de descerrar a placa de inauguração.

As intervenções foram realizadas por equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba e da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo). “A ponte foi construída sobre 28 aduelas retangulares de concreto, de 4 metros de largura por 3 metros de altura, cada uma pesando 3.800 quilos”, explicou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow. Ao todo, 13 metros de muretas foram implantados junto à ponte e houve a concretagem do entorno do leito do córrego.

“Uma reivindicação antiga de todos aqui, do Jardim Prestes de Barros. Valeu o esforço de toda a comunidade, atuando de forma unida”, comentou o presidente da Associação dos Moradores do Bairro, Márcio Frederico.

A CRB Construtora doou os materiais necessários para a execução dos serviços e, em um segundo momento, igualmente executou a pavimentação da nova via, assim como a implantação das calçadas, guias, sarjetas e do gradil de proteção.

Ao final, a Secretaria de Mobilidade (Semob) instalou nova sinalização viária na ponte e nos arredores. “Com essa obra, vamos ganhar em fluidez no trânsito. Já está programada a instalação de lombadas e passarela de pedestres nas proximidades, para os próximos dias”, disse o secretário da pasta, Carlos Eduardo Paschoini.

“Uma obra rápida, que só foi possível devido a essa ação conjunta entre as equipes das secretarias municipais, Saae e iniciativa privada. Assim, temos procedido em tantos empreendimentos pela cidade”, complementou o secretário da Serpo, Darwin José de Almeida Rosa.

A nova ponte leva o nome da cidadã emérita de Soroacaba Marina Benedita Fernandes. “Ela nos deixou em novembro de 2018 e sempre lutou para ver essa obra sair do papel. Um sonho realizado”, disse o marido dela, João Fernandes Zagues, 71 anos, que reside no Jardim Prestes de Barros, desde 1989. “Fizeram um abaixo-assinado para escolher o nome dela para essa ponte. A meta era conseguir 500 adesões e houve mais de mil”, complementou.

Durante o evento, a Prefeitura de Sorocaba montou uma estrutura para oferecer diversos serviços à população no local, como aferição de pressão e exame de glicemia, oficinas esportivas, cadastro para vagas de emprego, exposição de materiais de prevenção a arboviroses e atendimento dos Ônibus Azul e Rosa.

Participaram do ato, ainda, o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Sérgio Barreto; o chefe de Gabinete, André Moron; o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno; os vereadores Fernando Dini e Vinicius Aith e o ex-vereador Wanderley Diogo.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist