Prefeitura de Sorocaba reabre Parque da Água Vermelha após obras de desassoreamento do lago e série de melhorias

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba reabriu ao público, nesta quinta-feira (23), o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, localizado no Jardim Europa. O espaço recebeu uma série de melhorias realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), além dos trabalhos de limpeza e desassoreamento de um dos lagos do parque, executados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

“O objetivo dessas melhorias é oferecer sempre um ambiente agradável e seguro ao público, bem como a melhor experiência em meio à natureza, em um dos parques mais tradicionais de Sorocaba. Agradeço aos profissionais da Sema e a parceria do Saae/Sorocaba para a realização desse importante trabalho”, destacou o secretário da Sema, Thiago Santoro.

Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, o Parque da Água Vermelha, assim como outros parques da cidade, é uma ótima escolha para aqueles que desejam relaxar e se divertir, em contato com a natureza.

“A Sema coordenou a ação de limpeza e desassoreamento de um dos lagos do parque, desde o licenciamento ambiental até a definição do local de destinação do material a ser retirado. Coube ao Saae/Sorocaba a execução de todo o serviço. Tudo aconteceu de forma rápida e precisa”, afirmou o secretário da Sema.

Para realizar o desassoreamento, o Saae/Sorocaba utilizou duas escavadeiras hidráulicas para retirar, aproximadamente, 1.500 m³ de sedimentos (equivalentes a 125 caminhões), que ficaram depositados no fundo do lago. O material foi transportado por dois caminhões para aterro apropriado. A equipe da autarquia iniciou os trabalhos em 9 de maio e finalizou em 10 de junho. “A ação de parceira entre a Sema e o Saae/Sorocaba foi de uma sintonia perfeita, o que tornou possível ao parque voltar a receber as visitas do público o quanto antes”, pontuou o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Por sua vez, a Sema realizou diversas melhorias no local, com a manutenção dos jardins, da ponte de madeira, das trilhas e do playground, além da revitalização dos bancos de madeira e do piso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Também foram feitos o serviço de roçagem e a pintura de bancos e mesas de concreto, das duas portarias, das guias e dos mourões no entorno do parque, além dos guarda-corpos no entorno do lago.

Os profissionais da Sema também revitalizaram a trilha que vai até a nascente, com a implantação de um novo jardim, portal e corrimão, além de realizarem a manutenção do telhado dos banheiros de uso dos munícipes.

Inaugurado em 1990, o Parque da Água Vermelha possui lagos, além de 20 mil metros quadrados de área verde ocupada por diferentes plantas, árvores frutíferas e animais. No espaço, o público pode usufruir de instalações e equipamentos de lazer, como playground, jardim sensorial, quiosques, mesas para piquenique, lagos, ponte, pista de caminhada ao redor dos lagos, instalações sanitárias e bebedouros, bem como utilizar essa estrutura para realizar atividades educativas e culturais.

O Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” está localizado na Rua România, 150, no Jardim Europa, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3221-6643.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist