A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Governo (Segov) e da Fazenda (Sefaz), firmou parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo 2022 no município. Para a ação, que envolverá cerca de 600 trabalhadores do IBGE, serão utilizadas como base do Instituto na cidade cinco unidades das Casas do Cidadão.
Serão empregadas com esse propósito, a partir do mês de abril, as Casas do Cidadão Ipanema, Itavuvu, Ipiranga, Éden e Nogueira Padilha. A conclusão da coleta de dados pelos rescenceadores está prevista para 31 de outubro.
Participaram da reunião para o estabelecimento da parceria a secretária de Governo, Samyra Toledo; o chefe interino de Divisão da Sefaz, Gabriel Ribeiro, representando o secretário da Fazenda, Marcelo Regalado; além dos colaboradores do IBGE, a coordenadora de área, Fernanda Lopes; o coordenador regional, Rubens Carvalho; e o técnico Paulo Leite.
Para a secretária Samyra Toledo, o Censo 2022 do IBGE é um passo muito importante para Sorocaba. “Assim como os demais municípios brasileiros, Sorocaba sofreu, durante a pandemia, por não ter disponíveis dados demográficos atualizados, uma vez que o último censo realizado pelo IBGE foi o de 2010. Em breve, com a nova pesquisa, teremos a confiabilidade de dados precisos que vão nortear as políticas públicas no município”, destaca a secretária.