Prefeitura e Saae anunciam obras para desassorear Rio Sorocaba e córrego Itanguá

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e em parceria com o Governo do Estado, como parte do Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos, realizará uma grandiosa operação de desassoreamento no trecho urbano do Rio Sorocaba, em uma extensão de 9,2 quilômetros e em mais 1,6 km do córrego Itanguá.

A Prefeitura e o Saae/Sorocaba informam que essa será a maior obra de desassoreamento já realizada no município.  “Vamos resolver mais esse problema que perdurava, há tantos anos, na cidade”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

Os serviços no córrego Itanguá começam já na próxima semana, enquanto no Rio Sorocaba devem ser iniciados em até 20 dias, assim que liberada a licença ambiental pela Cetesb. “Depois, as duas obras serão executadas de forma conjunta, sob o gerenciamento do Saae/Sorocaba, e com recursos e maquinário do Governo do Estado. Os trabalhos deverão durar até seis meses. Só do córrego Itanguá, a previsão é que sejam retirados cerca de 10 mil metros cúbicos de materiais inservíveis”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

Em janeiro passado, o Saae/Sorocaba realizou obras de desassoreamento no córrego na região do Itapemirim e Jd. Marli, com recursos próprios da autarquia, para atender demanda emergencial de combate a alagamentos na região. As intervenções ocorreram em uma extensão total de 520 metros. Houve abertura do canal nos pontos de estrangulamento e limpeza sob a ponte. Ao todo, foram retirados seis mil metros cúbicos de material inservível, equivalente à quantidade de 500 caminhões, incluindo entulho e sujeira retirados das margens do córrego.

De acordo com o Saae/Sorocaba, esse mesmo serviço de limpeza e desassoreamento também é realizado em outros córregos por todas as regiões da cidade, de forma permanente, ao longo do ano todo, sempre onde há passagens viárias sobre o córrego. Nesses pontos, é feita, sobretudo, a limpeza da tubulação e das galerias.

“Agora, nessa parceria com o Estado, o trecho de desassoreamento do córrego Itanguá será entre a Avenida Riusaku Kanizawa e a Rua Manoel de Camargo Sampaio (Jardim Marli). Nossa equipe está pronta para mais esse desafio, como forma preparar a cidade e evitar alagamentos”, complementa o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist