Prefeitura e Saae/Sorocaba iniciam nova fase de desassoreamento do córrego Itanguá

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), deu início, na tarde desta segunda-feira (14), à nova fase das obras de desassoreamento do córrego Itanguá, em um trecho de 1,6 quilômetro.

A iniciativa é uma parceria do Município com o Governo do Estado, via Programa de Revitalização e Sustentabilidade Hídrica – Rios Vivos, e vai contemplar também 9,2 km no trecho urbano do Rio Sorocaba, cujos trabalhos estão previstos para começar em até 20 dias.

O desassoreamento do córrego Itanguá ocorrerá entre a Avenida Riusaku Kanizawa e a Rua Manoel de Camargo Sampaio (Jardim Marli). “Logo que as máquinas chegaram a Sorocaba, os trabalhos tiveram início, a partir do deslocamento desses equipamentos para o Jardim Marli, nas proximidades da Rua Alpheu Castro Santos, considerado um dos pontos mais críticos”, aponta o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow.

O serviço deve durar cerca de três meses e é complementar ao desassoreamento de um trecho de 520 metros do córrego, na região do Itapemirim e Jd. Marli, já executado pelo Saae/Sorocaba, com recursos próprios, em janeiro passado, para atender demanda emergencial de combate a alagamentos. “Agora, será em uma escala muito maior, com mais equipes e maquinários”, diz o diretor-geral da autarquia.

Por sua vez, o desassoreamento do Rio Sorocaba terá início em até 20 dias, tão logo for emitida a licença ambiental pela Cetesb, que já está sendo aguardada. Os trabalhos na calha do rio devem durar até seis meses. “Será a maior obra de desassoreamento já realizada no município. Os trâmites para viabilizar essa iniciativa foram iniciados há alguns meses e culminaram neste momento em que a cidade foi afetada pelas fortes chuvas, que causaram transbordamentos nos mananciais”, completou.

O Saae/Sorocaba trabalha para que as duas obras, no córrego Itanguá e no Rio Sorocaba, sejam executadas de forma conjunta. A realização e o gerenciamento dos serviços caberão às equipes técnicas da autarquia, enquanto os recursos e equipamentos empregados são oriundos do Governo do Estado.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist