Prefeitura inaugura Miniterminal do Éden e entrega seis novos ônibus superarticulados

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) e da Urbes – Trânsito e Transportes, inaugurou o Miniterminal de ônibus do Éden, nesta quarta-feira (25). A unidade, que fica na Avenida Independência, próximo à confluência com a Rua Bonifácio de Oliveira Cassú, começará a operar a partir deste domingo (29), com um novo modelo de transporte público, mais moderno e ágil, reduzindo o tempo de percurso dos ônibus que atendem a essa região da cidade, inclusive, por meio do uso de seis novos ônibus superarticulados, também entregues na ocasião.
“Essa inauguração é um importante passo dado em prol da qualidade do transporte público, de forma rápida e eficiente. Afinal, só nesta região da cidade, são mais de 50 mil habitantes, em 50 núcleos habitacionais. E mais miniterminais, como esse, estão programados para serem construídos em outras partes da cidade”, destaca o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de descerrar a placa inaugural do novo Miniterminal Éden.
O ato contou, ainda, com a presença do diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto; dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), além do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno; do vereador João Donizeti, do advogado da Consor/BRT, Gustavo Barata, e de líderes comunitários da região do Éden.
A obra do empreendimento, orçada em R$ 223,3 mil, não teve custo ao erário municipal, pois foi executada em parceria com a empresa Consórcio Sorocaba (Consor), que opera as linhas de ônibus nessa região da cidade. “Cinco novos abrigos, com iluminação em LED e tomadas USB para carregamento de eletrônicos, foram instalados no local, em padrão moderno e mais confortável, semelhante àquele dos Miniterminais Aparecidinha, Cajuru e Brigadriro Tobias”, pontua o secretário da Serpo.
A Consor foi responsável pela doação dos abrigos e dos materiais usados na revitalização do espaço, sendo que coube à Serpo construir os acessos para aos ônibus. Na área do Miniterminal, um novo ponto de parada de ônibus foi implantado na pista, em sentido ao Centro, e outro no acesso à Rua Miguel José Gimenez, além de uma nova alça de acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, sobretudo para agilizar a entrada de ambulâncias.
“Aliás, muitas obras só estão saindo do papel em Sorocaba graças às parcerias com a iniciativa privada, seja por meio da doação de materiais ou via medidas mitigadoras. São miniterminais, praças, vias e manutenções de próprios municipais. Uma fórmula que está dando certo e que será mantida”, lembra o secretário da Semob.

Novos ônibus supearticulados
Os seis novos ônibus Millennium BRT têm carroceria Caio, são superarticulados, possuem 23 metros de comprimento e capacidade total para 176 passageiros. São equipados com sistema de monitoramento por câmeras, telas nos salões internos para fornecer informações aos passageiros e itens de tecnologia embarcada, como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e internet gratuita.
Eles vão operar em linhas principais da Zona Industrial, Éden e Cajuru e contam, também, com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica do veículo. Cada veículo tem sete portas, sendo três do lado direito, posicionadas na altura da via, e quatro do lado esquerdo, no mesmo nível da plataforma do sistema BRT.
“As configurações são ideais para atender à demanda de transporte em corredores de ônibus. Sorocaba agrega o que há de mais moderno em mobilidade urbana, proporcionando agilidade nas viagens, conforto por meio de ônibus com tecnologia de ponta, acessibilidade e segurança aos passageiros”, afirma o diretor-presidente da Urbes.

Novo sistema
O sistema de miniterminais, como o que foi implantado no Cajuru, Aparecidinha e Brigadeiro Tobias, é composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas estações de transferência, o que possibilita, entre inúmeros itinerários, que o usuário vá de um bairro na região do Éden para outro destino pagando apenas uma tarifa.
Para chegar ao seu destino, o usuário poderá utilizar a integração temporal e conseguirá usar o sistema mais três vezes, dentro de um período de duas horas para completar a viagem, sem a necessidade de um novo pagamento.
“Todas as linhas que atendem à região do Éden passarão por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar o percurso, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo mais conforto aos usuários”, explica o diretor-presidente da Urbes.

Melhorias nas linhas
Com a entrada em funcionamento do Miniterminal Éden, as linhas: T31 – Expresso Cajuru, T53 – Expresso Éden, 53/1 – Jd. dos Pássaros/Jd. Harmonia, A53/2 – Jd. Azaléas/Jd. dos Reis, A31/2 – Nilton Torres, A31/3 – Circular Nilton Torres, A75 – Campininha, T53 – Expresso Éden, T31 – Via Sadrac Arruda, A53/2 – Jd. Azaléas/Jd. dos Reis, A31/1 – Cajuru, 29 – Hollingsworth e 53 – Éden passarão por reformulações e melhorias. Acesse todos detalhes em: www.urbes.com.br.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist