Prefeitura instala dispositivo delimitador de altura de caminhões na Av. General Osório

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), instalou, na manhã desta quinta-feira (3), um novo dispositivo delimitador de altura para a passagem de veículos grandes, sobretudo de caminhões, em pontilhão sob a via férrea, na Avenida General Osório.

O equipamento permanecerá em caráter de teste, pelos próximos 30 dias, e tem como objetivo evitar os frequentes casos envolvendo os motoristas desses veículos, que não observam a sinalização indicativa e costumam ficar travados nesses pontos da cidade.

“Trata-se de uma solução simples, de alerta aos motoristas, e que acreditamos que será muito eficaz para evitar incidentes e transtornos. Tanto é que já está sendo estudada a colocação desses dispositivos em outros pontos da cidade, como na Avenida Dom Aguirre e no cruzamento da Avenida Afonso Vergueiro com a Rua Luiz Gama”, adianta o prefeito Rodrigo Manga, que fez questão de vistoriar o novo dispositivo no local, nesta quinta-feira.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto. “Parte do dispositivo é móvel e serve de alerta extra ao motorista, cujo veículo, com excesso de altura, esbarra no delimitador”, explica Paschoini.

O dispositivo foi desenvolvido pela Semob e pela Urbes, possuindo também placas de regulamentação de altura. O motorista, antes de chegar até o equipamento, pode acessar uma primeira rota de saída, à esquerda. Logo em seguida, há uma segunda saída alternativa, antes do pontilhão.

“Estamos canalizando o fluxo de caminhões para descer pela Avenida General Carneiro e necessariamente fazer a passagem pelo dispositivo. Nesse sentido, o trânsito de caminhões pela Avenida Gonçalves Magalhães, agora, está desviado e placas informativas já foram instaladas na via”, complementa o secretário da Semob.

O diretor-presidente da Semob acrescenta que a instalação do dispositivo é mais uma ação preventiva e que colabora para garantir mais fluidez ao trânsito. “Havendo incidentes, há igualmente impacto no trânsito, podendo causar lentidão, além da mobilização de equipes para monitorar o fluxo de veículos e evitar novos entraves. É isso que queremos evitar”, frisa.

O novo delimitador de altura é semelhante àquele instalado provisoriamente na Avenida Itavuvu, para passagem sob o viaduto que está sendo construído para interligar as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru, na Zona Norte da cidade. Este será retirado ao fim das obras, pois a altura do novo viaduto já foi projetada maior, para que não haja esse problema na passagem dos caminhões.

“O Poder Público está fazendo a sua parte e vai instalar esses delimitadores como mais um alerta em locais que já possuem sinalização de regulamentação quanto ao limite de altura dos veículos. O motorista também deve fazer sua parte e estar atento às normas no trânsito”, aponta o diretor-presidente da Urbes.

Vale destacar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece multa de R$ 195,23 (grave) e perda de cinco pontos no prontuário do motorista, por transitar sem autorização com veículo cujas dimensões, ou de sua carga, forem superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização.

A Semob, ainda, prossegue com o serviço de revitalização da pintura dos pontilhões da via férrea, em pontos da cidade onde há passagem de veículos, sobretudo nas proximidades das Avenidas Afonso Vergueiro e Dom Aguirre.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist