Prefeitura promove plantio de 220 árvores nativas no entorno de nascentes de Sorocaba

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

Com o intuito de promover a restauração ecológica de nascentes do município, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou, em agosto deste ano, o plantio de 220 árvores nativas em áreas públicas do Jardim Brasilândia, Vila Melges e Jardim Helena Cristina.

O objetivo da ação ambiental é manter a qualidade e o fluxo dos recursos hídricos da cidade e, assim, ajudar na preservação da natureza, já que as matas ciliares protegem a água das nascentes, córregos e rios. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, reduzem a circulação do vento e ajudam no controle da erosão do solo.

“Plantar árvores e recompor as áreas verdes no meio urbano é uma importante estratégia para a conservação das nascentes”, explica o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.

Essa iniciativa municipal é realizada de forma contínua pelo Poder Público, seja por meio de controle da erosão, limpeza do entorno, realização de plantios, entre outros serviços, conforme a característica de cada nascente. Ao longo dos últimos anos, já foram feitos inúmeros plantios de árvores em APPs (Áreas de Proteção Permanente) das nascentes dos parques e demais áreas públicas.

A nascente da área verde do Jardim Brasilândia, localizada entre as ruas Alvarenga Peixoto e Jorge dos Reis e Cunha, próximo à Rua Manoel Costa Pereira, gera um córrego, que é afluente do Rio Sorocaba. O espaço ganhou mudas de espécies variadas, como mutambo, sangra d’água, algodoeiro, pau-formiga, aroeira-pimenteira e tamboril. A altura média dos exemplares utilizados é de 1,5 metro.

Antes do plantio, a Prefeitura de Sorocaba realizou a limpeza de lixo e entulhos depositados irregularmente no local. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba também atuou na área e fez a readequação de drenagem pluvial que desemboca na nascente. Já, no mês de dezembro, a Sema realizará o primeiro monitoramento do plantio e a adubação de cobertura na área.

Na área verde localizada na Rua Lituânia, no Jardim Helena Cristina, que já havia ganho 164 mudas em 2019 e 2020, foi realizado um novo plantio de 90 árvores, após vistorias de monitoramento. Essa nascente gera um córrego, que é afluente do Ribeirão do Lajeado. O espaço ganhou exemplares de mutambo, sapuva, mirindiba, ipê-roxo-de-bola, pau-formiga, pau-viola, dedaleiro, ipê-amarelo, ipê-branco, canafístula, quaresmeira, entre outras espécies nativas.

Já, na área verde da Vila Melges, na Rua Francisco Loureiro, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade realizou o plantio de 50 árvores, após o monitoramento do local, que já havia ganho 50 mudas em agosto de 2018. O local recebeu espécies nativas, como embiruçu, mutambo, pau-formiga, tamboril e tapiá.

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade está localizada na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219.2280 ou, ainda, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist