Prefeitura recebe visita do cônsul do Brasil na França e CEO de empresa que vai se instalar no Parque Tecnológico de Sorocaba

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba recebeu, por meio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), nesta quarta-feira (1), a visita do cônsul honorário do Brasil em Toulouse, na França, Décio Silveira Salem, e da CEO da empresa Alya Nanosatelites Constellation E. O., Aila Raquel. Eles foram recepcionados, no Paço Municipal, pelo prefeito Rodrigo Manga, ao lado do presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, que veio acompanhado igualmente do diretor da agência Inova Sorocaba, André dos Santos.

A empresa Alya surgiu de uma startup brasileira e está atualmente sediada na cidade francesa de Toulouse. O convite para se instalar no Parque Tecnológico IoT Valley, naquele país, veio após conquistar o primeiro lugar em um concurso aqui, no Brasil, disputado com 120 startups no evento SERFA (Simpósio de Sensoriamento Remoto de Aplicações em Defesa), promovido pela Aeronáutica no PTS, em 2019. A partir de agora, a empresa está viabilizando também a criação de uma filial no PTS.

A empresa ALYA Nanosatelites Constelattion irá monitorar regiões, fornecendo dados confiáveis e acessíveis para setores, como agricultura de pequeno e médio porte, mineração, entre outros, que deverão contribuir na melhoria da produtividade, controle de pragas, identificação de queimadas, análise de qualidade da água, etc.

“O primeiro passo será o treinamento de funcionários, com o apoio do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e de empresas da França e da China”, informa a CEO Aila Raquel. Segundo revela a executiva, esta é uma etapa que deverá durar de três a quatro meses. “Estamos também contratando uma empresa suíça, especialista em cibersegurança, para garantir que os dados sejam confiáveis”, ela completa.

O objetivo é montar, no PTS, uma estação terrestre para monitorar e recepcionar dados dos nanossatélites da empresa. “Esta é uma parceria muito importante, pois vai propiciar o intercâmbio entre França e Brasil, por meio de uma empresa baseada em Sorocaba”, destaca o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba.

O prefeito Rodrigo Manga avaliou de forma muito positiva a iniciativa. “Ficamos honrados com a presença do cônsul e também da CEO da empresa Alya e estamos de portas abertas para viabilizar esse importante intercâmbio de conhecimento e tecnologia”, concluiu o chefe do Executivo sorocabano.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist