Prefeitura sugere construção de nova Rodoviária em área no km 106 da Rodovia Raposo Tavares

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A Prefeitura de Sorocaba apresentou, nesta quarta-feira (17), detalhes do projeto básico para instalação da nova Rodoviária da cidade. O local sugerido para construção do empreendimento é uma área pública, localizada próximo ao quilômetro 106 da Rodovia Raposo Tavares, nas proximidades da Arena Sorocaba e do Hospital Regional “Adib Jatene”, no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial, na Zona Oeste da cidade.

Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga e o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, durante entrevista coletiva à imprensa, no sexto andar do Paço Municipal, demonstraram, tecnicamente, a seleção desse local e explicaram o conceito do projeto da nova Rodoviária.

Participaram também do ato os secretários municipais Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), Fausto Bossolo (Administração – Sead) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim, da coordenadora do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), Jessica Pedrosa, do Chefe de Gabinete, André Moron, do presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e dos vereadores João Donizeti, líder de Governo, e Cristiano Passos.

“O sorocabano merece ter uma Rodoviária que atenda às suas necessidades. A atual tem cerca de 40 anos e está defasada. Os trâmites administrativos com relação à nova Rodoviária estão sendo realizados com prioridade pela Prefeitura, com o objetivo de oferecer à população sorocabana um serviço moderno, em linha com o que existe de mais avançado nesse segmento, com mais conforto, comodidade, eficiência e toda segurança”, destacou o prefeito.

Inicialmente, a Semob realizou um estudo técnico de três pontos ideais para o projeto na cidade, dos quais dois foram descartados. Entre os fatores que determinaram a escolha dessa área na Zona Oeste para abrigar a nova Rodoviária estão: trata-se de área pública, sem a necessidade de gastos com desapropriações; possui acessos viários urbanos e rodoviários adequados; atendimento completo do transporte coletivo urbano e outros modais; a área possui histórico de baixo registro de acidentes de trânsito; inexistência de ocupação residencial nas proximidades; iluminação pública existente; previsão de construção de avenida complementar e de novo acesso pela rodovia, bem como de uma passarela de pedestres.

 

Projeto conceitual

A nova Rodoviária terá um modelo de espaço de convivência, composto por áreas urbanizadas, praças, centro de compras e serviços, equipado com total infraestrutura de acesso, como ônibus urbanos, táxis e motoristas por aplicativos. A área total destinada ao empreendimento é de 230 mil m², cuja previsão é que entre 40 a 50 mil m² sejam ocupados por edificações.

O projeto da nova Rodoviária prevê cinco pavimentos, sendo um térreo, exclusivo para embarque e desembarque de passageiros e demais operações de ônibus que, inclusive, abrigará um miniterminal de transporte urbano. O primeiro andar será destinado para bilheterias, lojas e estacionamento coberto, o segundo também para lojas, terraço e estacionamento coberto, enquanto o terceiro para estacionamento coberto. E, ainda, a cobertura, que também poderá, se necessário, ser usada como estacionamento.

“Estamos pensando na cidade em médio e longo prazo. A nova Rodoviária estaria a seis quilômetros da atual e teria 40 plataformas de embarque e desembarque. A atual tem oito de embarque, sendo que o desembarque ocorre, hoje, nos fundos, de maneira improvisada. O movimento na atual rodoviária, atualmente, é de, em média, 35 mil pessoas, número que deve passar de 50 mil no novo empreendimento, com a possibilidade de ampliações da oferta de viagens, inclusive para outros destinos necessários”, explicou o secretário da Semob.

 

Consulta pública e prazos

Antes da definição final do local da nova rodoviária, a Urbes disponibilizou um botão de acesso em seu site (www.urbes.com.br), em que a população pode opinar quanto à construção do empreendimento. A consulta permanecerá disponível até o dia 10 de dezembro.

“O diálogo com a população é um das marcas deste Governo e queremos saber a opinião de todos. Apesar disso, estamos convictos de que a escolha desse local para a nova Rodoviária foi a mais acertada”, apontou o prefeito Rodrigo Manga.

Depois disso, uma vez aprovada definitivamente a área, a Administração Municipal dará sequência à viabilização da obra, como a realização de estudos complementares, elaboração do projeto executivo e licitação.

A construção do empreendimento será realizada pela Prefeitura, em um prazo de dois anos, a um custo estimado de R$ 35 milhões, via financiamento internacional já aprovado pela Câmara Municipal.

A ideia é que a nova Rodoviária absorva os comerciantes que atuam na atual unidade em funcionamento, além de novos. O modelo de negócios, com todas as definições, será detalhado no projeto executivo. Depois de entrar em funcionamento, a administração da nova Rodoviária será feita pela iniciativa privada, em sistema de concessão.

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