Prefeitura, Urbes e CPFL Piratininga anunciam instalação de usinas fotovoltaicas nos Terminais Santo Antônio e São Paulo

PORTAL RMSNEWS.COM.BR

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes e em parceria com a CPFL Piratininga, anunciou a instalação de usinas fotovoltaicas nos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP). Após implementado o projeto, que inclui também a troca de lâmpadas por modelos mais econômicos, com tecnologia de LED, a iniciativa vai gerar uma economia anual de aproximadamente R$ 90 mil aos cofres públicos, nas despesas com consumo de energia elétrica nesses terminais.

Um ato foi realizado no TSA, nesta terça-feira (17), para marcar a assinatura do termo de compromisso que autoriza a implantação do novo sistema. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Fausto Bossolo (Administração – Sead), do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno. Pela CPFL Piratininga, esteve o consultor de negócios Fábio Barroso, mais Antônio Oliveira, representante da Volts Ampere Engenharia Sistemas de Energia, empresa responsável pela execução do projeto nos dois terminais.

A instalação das usinas será viabilizada sem custos à municipalidade, uma vez que a Urbes foi contemplada em chamada pública de projeto de eficiência energética da CPFL Piratininga, garantindo a liberação de R$ 700 mil para investimento em ações nessa área. A implantação dos equipamentos nos dois terminais terá início já neste mês de maio e está prevista para ser concluída em junho, supervisionada pela Urbes e pela Prefeitura de Sorocaba.

“Sorocaba sai na frente, mais uma vez, em termos de tecnologia, sempre buscando o pioneirismo em inovação. É exemplo de parceria com a iniciativa privada, a custo zero, gerando economia que pode ser investida em outras melhorias à população. Esperamos que esse sistema se torne modelo de sucesso e que possamos instalá-lo também em outras unidades do município”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Nos dois terminais serão substituídas, ao todo, 259 lâmpadas e instaladas 270 placas fotovoltaicas (140 no TSA e 130 no TSP) sobre a cobertura de cada um deles. O sistema de usina solar dos dois terminais de ônibus terá capacidade para gerar uma potência de até 108 kWp (quilowatt/pico), representando o desempenho máximo de um painel solar em quilowatt por hora (kWh).

O consumo habitual de energia elétrica nos dois terminais é de 609,72 MWh/ano (Megawatt por ano), sendo que a economia gerada por meio das placas fotovoltaicas e da modernização da iluminação será de 213,1 MWh/ano, o que representa 34% do total consumido.

“A energia fotovoltaica é excelente para o meio ambiente. Além de um investimento muito inteligente, com a economia de 213.100 KWh/ano e a redução de 13,15 toneladas por ano de dióxido de carbono (CO2), equivalente ao plantio de 162 árvores”, explica o representante da empresa Volts Ampere. “De fato, o futuro está em investir em energias limpas, ainda mais quando isso implica em redução no consumo de energia elétrica”, complementou o consultor de negócios da CPFL Piratininga.

Terminais

O Terminal Santo Antônio é o mais movimentado de Sorocaba e, diariamente, passam por ali mais de 65 mil pessoas/dia, que utilizam o transporte público nas suas mais de 50 linhas. O TSA também possui lojas de conveniências, banheiros públicos, bancas de jornal e de variedades, além de estar conectado ao Pátio Cianê Shopping, onde funciona uma das unidades das Casas do Cidadão e do Saae/Sorocaba.

O Terminal São Paulo é o segundo mais importante de Sorocaba e possui mais de 30 linhas de ônibus. Ao lado dele, funciona o Poupatempo e, na parte de fora do TSA, passam linhas intermunicipais.

“Durante os últimos 30 anos de funcionamento do sistema integrado de ônibus, muita coisa mudou, mas os terminais sempre marcaram etapas importantes no desenvolvimento da história da cidade e vem evoluindo cada vez mais. Esse é mais um passo da modernização da estrutura e de garantia de sempre melhor atendimento aos usuários”, enfatiza o diretor-presidente da Urbes.

VEJA TAMBÉM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PREMIO MELHORES DE 2021
RMS NEWS SHOPPING

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist